Capital registra recorde de ocupação hoteleira

26/12/2023 15:11
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Grandes eventos marcaram o mês de novembro em Porto Alegre

Desde 2011, os hotéis de Porto Alegre não recebiam tantos hóspedes. O mês de novembro deste ano registrou a maior taxa mensal de ocupação, com 69,35%, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).  A última maior taxa havia sido registrada em novembro de 2011, quando chegou a 71,99%. Após mais de dez anos, a Capital bate recorde nas hospedagens e anima o setor turístico. Os dados foram extraídos do Painel do Turismo, desenvolvido pela equipe econômica da SMDET. 

Os números, segundo os economistas da pasta, representam o desempenho do progresso econômico e da política de interesse de eventos adotados nessa gestão. O leque de espetáculos do mês de novembro foi grande, com shows internacionais como Roger Waters, Red Hot Chili Peppers e The Wailers, além do Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores (PGM) e a Brazilian Footwear, na Fiergs.

Um dos fatores para os números se elevarem no mês de novembro é o atacante uruguaio Luis Suárez. O Grêmio disputou no mês três jogos em Porto Alegre, atraindo mais de 130 mil pessoas, trazendo 134% a mais de torcedores do que seu rival Internacional, no estádio Beira-Rio, que também realizou o mesmo número de jogos na Capital, porém com um total de 55.770 pessoas. 

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, Porto Alegre vem crescendo mês a mês, e o turismo de eventos é um significativo gerador para o desenvolvimento. “Neste ano, passamos a marca dos 69% de ocupação hoteleira em duas oportunidades, e tivemos grandes fatores para atingir estes números, com shows internacionais, congressos e o esporte”, explica.

 

Lucas Silva (estagiário) / Supervisão: Hosana Aprato

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes