Brique da Redenção comemora aniversário com programação especial neste domingo

24/03/2024 08:36
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Espaço completa 46 anos de história e tradição

Neste domingo, 24, o Brique da Redenção terá programação diversificada em comemoração ao 46º aniversário. As festividades iniciam-se às 10h, com entrada gratuita, na avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim. Estão previstas homenagens, apresentações musicais e dança, além do tradicional desfile e exposição de carros antigos do Veteran Car Club do Brasil RS.

A comemoração do Brique integra a programação oficial que marca o mês de aniversário de 252 anos de Porto Alegre. O evento é organizado pela Comissão Deliberativa do Brique da Redenção, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e de Modernização e Gestão de Projetos (SMGES). 

O Brique foi criado em 1978 e desde 1982 funciona na extensão da avenida José Bonifácio. Foi fundado como uma feira a céu aberto inspirado no modelo do Mercado de Pulgas em Montevidéu e na Feira de San Telmo em Buenos Aires. Em 2005, foi sancionada a lei que declara o Brique da Redenção Patrimônio Cultural do Estado. O maior segmento de expositores na feira é o de artesanato, com mais de 180 bancas, seguido de 66 de antiguidades, 26 de artes plásticas e seis de espaços gastronômicos. 

A secretária da SMDET, Julia Evangelista Tavares, exalta a importância do Brique da Redenção não só para o desenvolvimento econômico da cidade mas também para o turismo da Capital. “O Brique é um ícone da cidade. Temos uma feira muito bem estruturada e consolidada. Muitas famílias dependem das vendas do Brique, fazendo a economia girar”. Para o titular da SMGES, Rogério Beidacki, o Brique da Redenção é um dos espaços mais marcantes da história recente de Porto Alegre. “Caminhar pelos corredores do Brique é respirar cultura e viver a nossa Capital".

Programação:

10h - Tradicional desfile e exposição de carros antigos do Veteran Car Club do Brasil/RS.

10h30 - Lançamento do projeto “80 anos Hospital de Pronto Socorro”. 

  • Entrega da “Comenda Amigo do Brique”
  • Parabéns comemorativo ao 46º aniversário do Brique da Redenção.

11h30 - Apresentação do Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”.

13h - Palco aberto para apresentações artísticas.

 

Lucas Silva (estagiário) / Supervisão: Hosana Aprato

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes