Agosto tem maior taxa mensal de ocupação hoteleira desde 2011

21/09/2023 12:54

Levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) mostrou que o mês de agosto de 2023 teve a maior taxa mensal (69%) de ocupação dos hotéis desde 2011 (70,83%). Os dados, segundo os economistas da Pasta, refletem a retomada do crescimento econômico e a política de atração de eventos adotada nesta gestão.

Quatro eventos principais contribuíram para o resultado. Os jogos da Libertadores pelo Internacional, nos dias 8 e 29, registraram 84% (contra o River Plate) e 91% (contra o Bolívar) de ocupação nos hotéis, respectivamente. As hospedagens para a Expointer ficaram entre os 80%. Encerrando o mês de agosto, os três dias da Expoagas tiveram ocupação de 78,80% das acomodações da cidade, sendo que o pico foi de 87,01%, no segundo dia de evento. 

“O turismo de eventos é um importante indutor para o aquecimento do mercado. Temos muitos atrativos - trade qualificado, modernos centros de eventos, história, cultura e contato com a natureza. Por tantas características assim é que estamos trilhando um caminho de crescimento sustentável, robusto e consistente que está sendo percebido pelos que estão olhando de fora”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares.

Empregos no turismo - Um em cada oito empregos gerados em Porto Alegre neste ano estão ligados à área do turismo. Em julho de 2023, foram criados 19.569 empregos na Capital, o que representa 11% da fatia do turismo. O segmento engloba alojamentos (hotéis, pousadas, camping), restaurantes (e demais serviços de alimentação e bebidas), transporte (terrestre, aquático, organização de excursões), agências e operadores de viagens, locação de automóveis e demais transportes, além de atividades artísticas e culturais. Os dados foram extraídos do Painel do Turismo, desenvolvido pela SMDET.

Eventos - Porto Alegre receberá, nas próximas semanas, eventos que irão movimentar mais a cidade, a economia e o trade do turismo. Um deles é o Congresso Brasileiro de Cardiologia, de 28 a 30 de setembro, na Fiergs. São esperados mais de 7 mil congressistas, e mais de 5 mil visitantes na feira internacional Health Meeting, na primeira semana de outubro.

Hosana Aprato

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes