Digitalização de licenças irá acelerar em 30% processos na cidade

26/09/2018 12:40
Jefferson Bernardes/PMPA
Digitalização de licenças irá acelerar em 30% processos na cidade
Prefeito destacou o avanço para a desburocratização do sistema

O Escritório de Licenciamento de Porto Alegre recebeu da empresa Safeweb a doação de 50 certificados digitais, que vão auxiliar no projeto de digitalização das licenças no município. A entrega foi realizada em evento na manhã desta quarta-feira, 26, no Salão Nobre do Paço Municipal. O prefeito Nelson Marchezan Júnior lembrou que este é um dos passos para a desburocratização do sistema: “A cidade precisa crescer e dar suporte para quem quer investir. Diminuir os entraves faz parte disso. Temos que melhorar todo o sistema e este é um passo importante”, disse.

Os certificados são assinaturas eletrônicas, que têm mesmo valor de um registro autenticado em cartório. Com isso, os pedidos de licenciamento poderão tramitar totalmente de forma digital, trazendo mais agilidade, transparência e segurança, além de gerar uma economia em papel, armazenamento e pessoal, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos: “Com a criação do Escritório de Licenciamento, os processos não precisam passar por vários endereços diferentes, o que atrasava na concessão dos documentos”, explicou.

Atualmente, os processos de licenciamento em Porto Alegre levam em média 170 dias para serem concluídos. Com a

Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Escritório de Licenciamento recebeu a doação de 50 certificados digitais

tramitação digital, esse prazo passará para 120 dias, uma redução de 30%. Além disso, os processos geram cerca de 48 mil impressões por mês. Com a digitalização, a economia total será de R$829 mil por ano. O presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella, observou que esse tipo de parceria é bom tanto para o poder público, quanto para o privado: “A agilidade dos processos acaba refletindo também no retorno das empresas. É uma via de mão dupla e deve ser copiada por outros setores”, disse.

Também participaram do evento os secretários municipais de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, de Planejamento e Gestão, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, o presidente da Câmara de Vereadores, Valter Nalgestein, os vereadores Comandante Nádia e Moisés Barbosa, o diretor da Safewebe, Luciano Schewe, o presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), Eduardo Fernandez, o ex-presidente da Metroplan, Oscar Escher, além de representantes do Escritório de Licenciamento: coordenador Cássio de Assis Brasil Weber, coordenador de Tecnologia e Informação, Jeferson Rech Padilha, e o gestor do Projeto 100% Digital, Marcelo Etecheverry Torres.

  

 

Andrea Brasil