Comitê Gestor do Fundo de Inovação realiza primeiro encontro

10/09/2020 17:00
Jefferson Bernardes / PMPA
Vista aérea - Porto Alegre
Fundo busca estimular e apoiar iniciativas para geração de um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras

Foi realizada na tarde desta quinta feira, 10, a primeira reunião do Comitê Gestor do Fundo de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre. O grupo é composto por 13 membros, dos quais sete representantes do poder público, dois do setor econômico, três de universidades e um do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet), em conformidade com o estabelecido no Decreto 20.704, de 21 de agosto de 2020, que regulamenta o Fundo de Inovação e institui o Comitê Gestor.

Será função do órgão colegiado definir as diretrizes e o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar a implementação das ações, avaliar os resultados alcançados e elaborar relatórios sobre a gestão do Fundo de Inovação. Na pauta do primeiro encontro, além da apresentação dos membros, foi definido o regimento interno e os nomes para execução dos trabalhos. As reuniões ocorrerão bimestralmente, porém reuniões extraordinárias poderão ser convocadas para deliberações urgentes. O comitê gestor tem como coordenador o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff, e o adjunto é Luiz Carlos Pinto Filho, representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (FIT/POA), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), foi instituído pela Lei Complementar nº 883, de 24 de junho de 2020, com o objetivo de estimular e apoiar iniciativas para geração de um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios e problemas da cidade.

Titulares do Comitê Gestor FIT / POA:

Representando a Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Leonardo Hoff -  secretário municipal de Desenvolvimento Econômico
Liziane Baum - secretária municipal da Fazenda
Carlos Eduardo da Silveira - procurador-geral do Munícipio
Thiago Ribeiro - Secretário Municipal de Parcerias Estratégicas
Juliana Castro - Secretária Municipal de Planejamento e Gestão
Paulo Renato Ardenghi - diretor geral de Inovação (SMDE)
Carlos Eduardo Aranha – coordenador de Inovação (SMDE)

Representando as universidades
Jorge Audy - PUCRS
Alsones Balestrin - Unisinos
Luiz Carlos Pinto Filho - UFRGS

Representando o setor empresarial
Daniel Ely - Fiergs
Paulo Kruse - Sindilojas

Representando a sociedade civil
Fernanda de Oliveira - Comcet

Andrea Back

Taís Dimer Dihl