Bemtur 2019 aponta crescimento em turismo e eventos na Capital

03/03/2020 17:52
Juliane Soska / SMDE PMPA
DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
Setor de turismo arrecadou 11,63% a mais em tributos municipais em 2019 em relação a 2017 e 2018

A primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na manhã desta terça-feira, 3, marcou o lançamento do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre (Bemtur) 2019. Os dados foram reunidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e apresentados às entidades que compõem o grupo. Entre os principais indicadores do setor, está a arrecadação de R$ 28,8 milhões em tributos municipais no ano passado. O valor representa um crescimento de 11,63% em relação a 2017 e 2018. Os dados correspondem a três atividades básicas do segmento: hospedagem (que respondeu por 64,32% da arrecadação), agências de viagens (27,37%) e planejamento e organização de eventos (8,32%).

O atendimento ao público nos Centros de Informação Turística (CITs), a origem dos turistas que visitam Porto Alegre e os dados do turismo náutico também tiveram destaque, especialmente com relação aos eventos licenciados pela prefeitura em 2019. No total, foram mais de 6 milhões de espectadores – quase quatro vezes a população da cidade. O maior volume foi registrado em setembro, período do Acampamento Farroupilha, com mais de 1,4 milhão de pessoas. O número de eventos também aumentou expressivamente. Foram licenciados 3.177 – um crescimento de 59,57% em relação a 2018.

O encontro marcou também a despedida do presidente do Comtur e até então titular da SMDE, Eduardo Cidade. A presidência do Conselho ficará com a atual vice-presidente, Rita Vasconcelos, representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/RS). Ela permanece no cargo até junho, quando uma nova eleição decidirá a próxima gestão.

“Hoje, apresentamos números que mostram a grandeza do turismo de Porto Alegre e o seu potencial para crescer ainda mais. Reitero a importância de contarmos com a força do trade turístico para pensar e executar estratégias que fortaleçam e garantam a continuidade das ações já em andamentoâ€, ressalta Cidade.

Estiveram presentes na reunião representantes da SMDE, Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Rio Grande do Sul (Abeoc), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/RS), Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), Conventin & Visitors Bureau, Instituto Federal do RS, Sindicato Estadual dos Guias de Turismo (Sindegtur) e Secretaria de Desenvolvimento e Turismo do RS. A próxima reunião está agendada para 7 de abril.

  

 

Juliane Soska

Rui Felten