Zona Norte recebe 71ª festa em homenagem a Nossa Senhora do Trabalho
Centenas de devotos devem participar no dia 1º de maio, quinta-feira, da procissão em homenagem a padroeira dos trabalhadores, que acontece no Santuário Nossa Senhora do Trabalho, na avenida Benno Mentz, 1560, Vila Ipiranga, Zona Norte da Capital. Com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a celebração religiosa completa 71 anos de devoção. A devoção a Nossa Senhora do Trabalho tem raÃzes na Itália, com a primeira festa em 1901, e é uma prática católica que se espalhou pelo mundo.Â
O evento terá inÃcio à s 8h com o deslocamento dos fiéis da frente da igreja até o Residencial Vovó Franciosi (avenida Ary Tarragô, 1281 - Jardim Itu). DaÃ, os devotos percorrerão em procissão um trajeto de dois quilômetros pelas ruas do bairro de volta até o santuário, onde, à s 10h, acontece uma missa campal, presidida pelo pároco da igreja, padre Antônio Viana. Às 11h, um almoço festivo será aberto ao público. A igreja permanecerá aberta no feriado do Dia do Trabalhador, das 6h à s 18h, para orações dos fiéis.
Trânsito - Haverá bloqueio da avenida Benno Mentz, das 8h às 15h, entre Monte Pascoal e 26 de Abril. A procissão começa às 9h, passando pela rua Tenente Ary Tarragô, avenida Alberto Pasqualini, rua Louvre, rua Dom Luiz Guanella até chegar à avenida Benno Mentz.
Â
Transporte público - As linhas de ônibus 620 – Iguatemi/V. Jardim e 652 – Hospital terão seus terminais transferidos para a rua das Caravelas, entre a Monte Pascoal e 26 de Abril.  A linha 654 – Educandário Petrópolis terá desvio no sentido bairro-Centro pela rua Louvre, rua Dom Luiz Guanella, rua das Caravelas, rua 26 de Abril, avenida Benno Mentz e avenida Assis Brasil. No sentido Centro-bairro, o desvio será pela Travessa Prof. Emetério Garcia Fernandez, avenida Benno Mentz, rua 26 de Abril, rua das Caravelas, rua Monte Pascoal, avenida Benno Mentz e avenida Dom Luiz Guanella.
Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede social X (o antigo Twitter)Â
Â
Gilmar Martins