Visitação no Museu de Arte do Paço chega a 240 mil pessoas

30/11/2025 09:02
Desde a abertura, foram exibidas 50 exposições de arte, em várias técnicas
Desde a abertura, foram exibidas 50 exposições de arte, em várias técnicas, como desenho, pintura, escultura, fotografia e cerâmica

O Museu de Arte do Paço (Mapa), o mais novo espaço cultural público de Porto Alegre, incrustrado no coração do Centro Histórico da cidade (Praça Montevidéu, 10), recebeu 240 mil pessoas nos últimos quatro anos, desde que foi aberto à visitação gratuita. A edificação, em estilo arquitetônico eclético do século XIX, deixou de ser a sede político-administrativa da municipalidade para dar lugar a um magnífico espaço, que, agora, de portas abertas, recebe a visitação da população da cidade e de centenas de turistas nacionais e estrangeiros.

Para atender os visitantes, 19 técnicos e monitores, entre eles estagiários das faculdades de Artes Visuais e Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se revezam nas visitas guiadas em português e em outros três idiomas: inglês, espanhol e alemão. Eles orientam grupos de estudantes como os da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, da Zona Norte da Capital, que visitaram o museu pela primeira vez, neste mês de novembro.

As colegas Alana, Bianca e Gabriela, da oitava série, apreciaram, admiradas e curiosas, as pinturas expostas. “Esta visita é uma extensão dos nossos estudos na sala de aula e é também um contato com a arte, na prática. Adoramos o museu”, disse Alana. De férias, o casal Lilian Castro e Nício Caldas, ele de Salvador, Bahia, e ela de São Luís do Maranhão, viajou mais de dois mil quilômetros para conhecer Porto Alegre. “Uma visita que não poderia faltar em nosso roteiro era esse museu de arte. Vocês estão de parabéns pela beleza do prédio e das exposições”, afirmou Nício, que é mecânico. “Lugares assim trazem o turista para a cidade”, afirmou a enfermeira Lilian.

“É uma grande oportunidade para que todos possam conhecer a riqueza cultural que existe no museu, que guardamos com tanto zelo e cuidados, mas que antes era restrita a ser vista basicamente por quem trabalhava aqui. Estamos muito felizes com o grande movimento de público que não para de crescer, ano a ano”, avalia a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte. 

O coordenador de Artes Visuais da SMC, o artista plástico Paulo Amaral, elogia a beleza do espaço e lembra o seu valor histórico. “O Museu de Arte do Paço é um prédio de 124 anos que abriga coleções muito antigas e valiosas. A sua área é maior até do que o próprio Museu de Arte do Rio Grande do Sul”, ressalta.

Exposições – Desde a abertura, foram exibidas 50 exposições de arte, em várias técnicas (desenho, pintura, escultura, fotografia e cerâmica), com a participação de artistas nacionais e internacionais. O local, que é patrimônio de Porto Alegre e palco da história da cidade, foi recentemente revitalizado e possui 14 salas de exposição, mais a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Coleção Rolf Zelmanowicz, que estão distribuídas nos dois andares e no subsolo. 

O acervo é rico, diversificado e conta com mais de 1,8 mil obras de arte, sendo considerado um dos mais importantes do sul do Brasil, abrigando relíquias como as pinturas Gaúchos Chimarreando  (1911), de Pedro Weingärtner, e Reconhecimento de Humaitá (1869), de Eduardo de Martino. “O Mapa é um local privilegiado para a produção e a reprodução do conhecimento, pois oferece ao público visitante a matéria viva representada pela obra de arte na sua concretude, nem sempre disponível na escola ou ambiente familiar e que muito informa sobre a história cultural de Porto Alegre desde o século XIX até a contemporaneidade”, ressalta o diretor do acervo artístico, Flávio Krawczyk.

Novidades – Um estudo está sendo implementado para a modernização do Mapa, que contemplará uma reforma completa, segundo o coordenador Paulo Amaral. O projeto prevê a colocação de mais elevadores, banheiros, ar-condicionado e uma nova entrada pelo lado do Mercado Público, na avenida Borges de Medeiros. 

Visitação - O Museu de Arte do Paço tem entrada gratuita, e nas visitas guiadas o público recebe orientações sobre as obras de arte e sobre a edificação, tombada como patrimônio histórico. O museu funciona de segundas a sextas-feiras, das 9h às 17h. Para agendamento de grandes grupos é preciso fazer reserva pelo e-mail acervo@portoalegre.rs.gov.br.

Exposições mais recentes 

14 março - Caminhos Viscerais, Lu Gaudenzi
19 março - Homo Machina Reloaded, Paulo Favalli 
20 março - Luz e Paixão: pinturas de Roberto Fronckowiak 
27 março - Paisagens de Porto Alegre, Erico Santos, 
26 abril - Onde os pássaros caem e as casas flutuam, Maria Tomaselli
06 maio - As Águas Selvagens (coletiva) 
13 maio - Superação e Solidariedade (exposição fotográfica)
04 junho - Iacobus Gaudet: os caminhos de Santiago na Galícia (exposição fotográfica)
07 junho - I Salão de Outono – o centenário de um marco para as artes visuais no Rio Grande do Sul 
25 junho - Amigos Artistas, Fernando Zago 
2 julho - Mixed Media, Patrick Conrad
5 agosto - A presença italiana nos acervos da Secretaria Municipal da Cultura
6 agosto -  Boscagli: de Júlio de Castilhos a Rondon 
11 agosto - O nu nos acervos municipais

20 agosto - Aerofilia, Gravedad, Viento (coletiva de artistas colombianos) 
2 outubro -  Obras da minha vida, Kika Costa
4 outubro - Trapézio: 07 saltos no vazio, Fábio André Rheiheimer
15 outubro - Elíptico 33 rpm, Tom Brabant 2
25 outubro - Sobre Águas, Vera Reichert

1º de novembro - Os outros, Gustavo Schossler.

Ivani Schütz

Andrea Brasil