Virada Sustentável tem atividades no Largo dos Açorianos, Parcão e Orla do Guaíba

19/11/2022 08:39

O segundo fim de semana da Virada Sustentável 2022 terá atividades culturais em três espaços públicos da cidade. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada aqui.

Com luzes iluminando a noite no Largo dos Açorianos e a projeção de um vídeo sobre José Lutzenberger na Ponte de Pedra, o evento dá sequência a sua programação de atividades culturais e socioambientais no sábado, 19. A Noite Iluminada começa às 17h, com apresentações de chorinho e observação da obra “Guri do Arroio”, do artista Roberto Freitas.

Já no domingo, 20, no Parque Moinhos de Vento (Parcão), destaque para a Orquestra Villa-Lobos com o espetáculo Bituca, uma homenagem a Milton Nascimento no mês em que o artista mineiro se despede dos palcos. No repertório, 12 músicas do compositor, incluindo sucessos como Maria, Maria, Coração de Estudante e Nada será como antes. Participaram 25 músicos da orquestra e convidados, regidos pela maestrina Cecília Silveira.

Também no domingo, na Orla do Guaíba, será realizada a segunda edição da Taça Integração. São cinco times que participam de uma competição de futebol  7, a partir das 9h. Participarão equipes formadas por senegaleses, haitianos, representantes da Vila Planetário, do Areal da Baronesa e do Morro da Cruz.

Virada Sustentável - A programação ocorre nos fins de semana, até 26 e 27 de novembro. Está pautada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, principalmente os objetivos Redução das Desigualdades (10), Consumo e Produção Responsáveis (12) e Ação Climática (13).

São mais de 50 atividades, que incluem debates, shows, oficinas e instalações artísticas em diferentes pontos da Capital. A Virada Sustentável 2022 tem correalização da Prefeitura de Porto Alegre.

 Agenda Virada Sustentável

Sábado, 19

Largo dos Açorianos
- “Guri do Arroio” - de autoria de Roberto de Freitas e feita com aproveitamento de sacolas plásticas, a obra retrata, em escala ampliada (3m), a figura de um menino pescando às margens do Guaíba;
- Apresentação de chorinho, com Choros de Balcão - Uma Linha Histórica Musical (17h), Elias Barboza Quinteto (18h) e Caindo no Choro (19h30min);
- A partir das 19h40min, Luzes no Largo dos Açorianos e, às 20h30min, projeção na Ponte de Pedra de vídeo sobre o ambientalista José Lutzenberger, da artista Jana Castoldi.

Domingo, 20

Orla 3
- Torneio de Futebol 7 no Trecho 3 da Orla a partir das 9h, com times de senegaleses, haitianos, da Vila Planetário, do Areal da Baronesa e do Morro da Cruz;

Parque Moinhos de Vento
- Mostra Artistas do Futuro 2022 – a partir das 15h, no Parcão: exposição de artes visuais a partir do olhar ancestral de jovens de periferia de Porto Alegre;
- Orquestra Villa-Lobos apresenta Bituca, em homenagem a Milton Nascimento – a partir das 18h.

 

Ivani Schutz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes