Segunda edição da Sessão Plataforma na Cinemateca Capitólio será neste sábado

04/06/2022 08:47

A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico) apresenta neste sábado, 4, às 20h, na segunda edição do ano da Sessão Plataforma, o longa-metragem Crime  Culposo, do diretor iraniano Shahram Mokri, lançado no Festival de Veneza em 2020, na seção competitiva Orizzonti. O valor do ingresso é R$ 8, com a venda a partir desta terça-feira, 31.

A Sessão Plataforma retorna sua programação em 2022 ressaltando a importância da experiência imersiva do cinema como potência e transformação coletiva. Neste filme baseado em fatos reais, quatro homens decidem colocar fogo em uma sessão de cinema.

O objetivo da sessão é proporcionar uma oportunidade única de assistir na telona da Cinemateca Capitólio renomados e impactantes filmes internacionais recentes sem distribuição garantida nos cinemas brasileiros, incluindo também importantes obras lançadas apenas em serviços de streaming.

Crime Culposo - Na noite de 19 de agosto de 1978, quatro homens incendiaram o Cinema Rex, na cidade de Abadan, matando mais de 400 pessoas que assistiam a uma projeção de The Deer, de Masoud Kimiai. Marco da revolta popular que meses depois derrubaria o governo monárquico, o episódio traumático é revisitado em um jogo ficcional labiríntico que imagina a repetição do crime na sala escura. Ao vislumbrar o risco do infinito na história iraniana, Crime Culposo circunscreve o cinema como um protagonista ao mesmo tempo incontornável e desconcertante.

Nas palavras do diretor, a obra é sobre um impensado ato criminoso que tenta recriar significativos eventos históricos. Mas o filme não tenta reencenar a história; em vez disso, é sobre o próprio Cinema.

Sessão Plataforma - Filme: Crime Culposo (Careless Crime)
Irã, 2021, 134 minutos, DCP
Direção: Shahram Mokri
Exibição única no sábado, 4, 20h na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico).
Valor do ingresso: R$ 8

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil