Reunião debate organização do Acampamento Farroupilha 2022

23/06/2022 13:10

Um encontro realizado na noite de quarta-feira, 22, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho - Parque da Harmonia, reuniu a Gam3, empresa concessionária do parque, e os piquetes e entidades interessadas em participar do Acampamento Farroupilha 2022. Também estiveram na reunião integrantes da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Foi registrada a presença de representantes de 250 piquetes, que conheceram oficialmente o cronograma, a planta e as justificativas para os valores cobrados para acampar durante o evento.

Outro tema apresentado pela concessionária foram as tratativas para facilitar a renovação dos certificados de brigadistas e os encaminhamentos junto ao fornecedor dos banheiros químicos, com o objetivo de diminuir o impacto financeiro para os acampados.

Conforme a presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilha, Liliana Cardoso, foi uma reunião necessária para todos os acampados terem acesso ao projeto da nova concessionária que administrará o parque. "Sabemos das dificuldades dos piquetes após a pandemia, principalmente financeira, para erguer as estruturas de seus galpões. Porém, o debate quanto às dúvidas foi pontual para termos uma ideia do quão necessário é pontuar essas necessidades", explica Liliana.

O encontro foi importante também para os representantes dos piquetes e demais acampados conhecerem os objetivos e o planejamento da empresa. Será o primeiro acampamento pós-pandemia e que terá a administração de uma empresa e não mais dos órgãos e entidades ligados ao tradicionalismo.

O Acampamento Farroupilha tem início no dia 7 e se estende até 20 de setembro. Em relação ao último formato presencial, em 2019, há mudanças no tamanho e disposição dos lotes. A metragem será de 10m x 10m. Essa adequação da área uniforme de 100 metros quadrados é necessária para atender ao edital de concessão do parque e as normas de segurança exigidas pelos bombeiros quanto ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e circulação interna das ruas. A montagem dos piquetes será autorizada a partir do dia 13 de agosto.

Também participaram do encontro o Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG 1RT - Primeira Região Tradicionalista, a Associação dos Acampados da Estância da Harmonia, e a Associação dos Piquetes do Parque da Estância da Harmonia e do Estado do Rio Grande do Sul.
 

Cleber Saydelles

Gilmar Martins