Preparo para restauração do Monumento ao Laçador começou nesta terça

21/09/2021 18:19
Cesar Lopes / PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
Estátua tem fissuras e rachaduras que, se não forem consertadas, podem gerar danos permanentes

Um dos símbolos mais emblemáticos de Porto Alegre, a estátua do Laçador será retirada para restauração, no próximo dia 28, do sítio onde está localizada desde 2007, na avenida dos Estados próximo ao aeroporto. Um dia antes será realizado um evento no Paço Municipal marcando o começo dos trabalhos. O preparo para a remoção já se iniciou nesta terça-feira, 21, e se estenderá durante a semana. Desde 2016 foram constatadas fissuras e rachaduras no monumento, que, se não forem consertadas, podem gerar danos permanentes.

Monumento símbolo da cidade de Porto Alegre e dos gaúchos, o Laçador é um dos principais ícones da tradição. A representação em escultura do gaúcho pilchado foi definida por lei municipal como símbolo oficial de Porto Alegre em 1992.

Concebida pelo artista plástico Antônio Caringi, a escultura foi tombada como patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001. “O Laçador marca a memória e a história da cidade. Entendemos que monumentos e espaços históricos têm grande importância e relevância para a cultura gaúcha”, explica o coordenador do Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico, Zalmir Chwartzmann.

O projeto de restauração é realizado pelo Sinduscon-RS, pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil e conta com a prefeitura, pela Secretaria Municipal de Cultura, como co-realizadora. O custo total de realização da obra é de R$ 900 mil, sendo R$ 810 mil captados através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado. A revitalização conta, ainda, com o patrocínio da Gerdau e Sulgás, e apoio da JOG Andaimes, Elevato e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Há cerca quatro anos, uma inspeção do restaurador francês Antoine Amarger e da engenheira metalúrgica Virgínia Costa identificou a necessidade da restauração. Esculpido em bronze, o monumento tem 4,45 metros de altura, pesa 3,8 toneladas e possui um pedestal de granito trapezoidal de 2,10 metros de altura. Construído em 1958, o monumento deixará o local onde está desde 2007 e irá para um pavilhão, onde contará com vigilância permanente para garantir sua integridade e ação de vândalos.

História - Em 1954 foi realizado um concurso público para a execução de uma escultura que servisse de símbolo do Rio Grande do Sul para a Exposição do 4º Centenário de São Paulo, no Parque Ibirapuera. A escultura original que ganhou o concurso foi criada por Caringi em gesso e ficou exposta no espaço central do pavilhão do Rio Grande do Sul. A ideia era presentear com a obra a cidade de São Paulo.

Mas a recepção pelos gaúchos foi tão calorosa que houve uma reivindicação para a que o Laçador fosse instalado na capital gaúcha. A obra foi inaugurada em 20 de setembro de 1958, data da Revolução Farroupilha, no Largo do Bombeiro. Após 48 anos no local original, na avenida dos Estados, no bairro São João, a estátua foi transferida no dia 11 de março de 2007, para o Sítio do Laçador, em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Salgado Filho.

O motivo para a transferência foi a construção do viaduto Leonel Brizola. O Laçador é visível a todas as pessoas que chegam a Porto Alegre pela BR-116. Para se inspirar na figura humana de um gaúcho autêntico como modelo, Caringi contou com o modelo Paixão Côrtes, que na época era um jovem tradicionalista e apaixonado pela cultura rio-grandense e gauchesca, e posou para o artista com trajes típicos. 

 

Mariana Bertolucci

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes