Prêmio Lya Bastian Meyer divulga as escolas de dança vencedoras

20/10/2022 09:40

O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa divulga as escolas vencedoras no Prêmio Lya Bastian Meyer. O reconhecimento é direcionado às escolas de dança de Porto Alegre. 

A premiação busca apoiar, valorizar e fomentar o trabalho artístico e pedagógico do ensino da dança na capital gaúcha, que vem contribuindo para o desenvolvimento cultural, social, educacional e econômico da cidade, responsável por grande parte da geração de emprego e renda para profissionais do setor e uma ampla rede de escolas e centros de formação.

Foram inscritas 16 escolas de dança da Capital e selecionadas seis, que receberão o prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. A seleção foi realizada pelas juradas Maria Celeste Spolaor Etges, Ana Maria Andrade de Araújo, Clarissa Martins Gomes (representando  o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Rio Grande do Sul - Sated/RS), Perla Da Silva Dos Santos, Marlise Nedel Machado (representando a Associação Gaúcha de Dança - Asgadan), considerando a relevância dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2021 e 2022 e as propostas de contrapartidas apresentadas.

Escolas premiadas:
Pequenices: Arte e Educação
Escola de Dança Karin Ruschel
Projeto Expressar
Escola de Dança Aline Rosa
Suzana D'Avila Studio de Dança
Velvet Pole e Tease

O prêmio recebe o nome de Lya Bastian Meyer (1911-2005) em homenagem à bailarina, professora e coreógrafa pioneira da dança no Rio Grande do Sul, que foi aluna do Instituto de Cultura Física na década de 1920 e que, no início da década de 1930, abriu a primeira escola de bailados clássicos no Estado. Lya foi diretora da Escola Oficial de Dança do Theatro São Pedro e fundadora da Asgadan, em 1969.

 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil