Prazo para inscrições ao Acampamento Farroupilha termina nesta sexta

29/07/2022 08:11

Os piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022 de Porto Alegre têm até esta sexta-feira, 29, para fazer o pagamento das taxas e confirmações da inscrição. O acampamento começa no dia 7 de setembro e se estende até o dia 20 no Parque Harmonia. Esta edição marca a retomada do evento presencial, realizado pela última vez em 2019, antes da pandemia. Em 2020 e 2021 a programação foi virtual.

Neste ano, as etnias do gaúcho são o tema do projeto cultural a ser desenvolvido pelos piquetes. A montagem das estruturas inicia-se dia 13 de agosto. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas na Comissão de Festejos Farroupilhas: (51) 99919-2634.

Para apoiar a estruturação do evento, que é um dos maiores no segmento cultural do Rio Grande do Sul, a prefeitura vai investir na construção do Piquete dos 250 anos, alusivo ao aniversário da Capital e palco da guarda da Chama Crioula. O local também ajudará a viabilizar outros pilares culturais e de inclusão social, como a Ciranda Escolar e o processo de julgamento dos projetos culturais dos piquetes acampados.

Regulamento - O regulamento e contrato do Acampamento Farroupilha 2022 foi aprovado, por unanimidade, no dia 15 de julho pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre. Participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Concessionária Gestora Gam3 Parks SPE S.A, Associação dos Acampados do Parque Farroupilha, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Empresa Pública de Transporte e Circulaçã (EPTC) e Câmara Municipal.

A presidente da Comissão, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, explica que pelas regras do contrato a Gam3 - empresa concessionária do Parque Harmonia e locatária do espaço - será responsável pela estrutura, como instalação de luz e água, banheiros públicos, execução do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), licenças de operação e pagamento das taxas do ECAD (entidade que trata de direitos autorais).

A prefeitura estará incumbida de fornecer o serviço de coleta de resíduos sólidos. A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, a Comissão dos Festejos Farroupilhas e Gam3 têm a responsabilidade dos projetos culturais e a guarnição da Chama Crioula nos piquetes instalados no parque. A expectativa é de o acampamento receba a visitação de mais de 1 milhão de pessoas. “Estamos muito felizes com os preparativos para o acampamento, que é muito esperado por todos, participantes e público em geral, após dois anos de pandemia”, diz Liliana.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes