Pioneira da vanguarda francesa em destaque na cinemateca

16/12/2023 09:05

A Cinemateca Capitólio e a Vai e Vem Produções apresentam nos dias 16 e 17 de dezembro a mostra Germaine Dulac: muito além da vanguarda, com uma seleção de filmes que destaca a obra da grande pioneira do cinema experimental. A programação estabelece um diálogo da cinematografia de Dulac com obras de outras realizadoras de vanguarda, como Maya Deren, Marie Menken, Rose Lowder, Narcisa Hirsch, entre outras.

No sábado, 16, às 19h, a exibição de A Concha e o Clérigo, filme mais célebre de Dulac, e Na Terra, obra-prima de Maya Deren, será comentada por Carine Wallauer, Daniela Strack e Priscila Ferraz Pasko. Com entrada franca, a mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. Mais informações aqui.

Festival Troma Latin America - Na programação dos dias 14 e 15 de dezembro, o Festival Troma Latin America – Part II, marca as celebrações dos 50 anos da lendária produtora independente Troma! A programação apresenta o documentário O Massacre do VHS, de Kenneth Powell e Thomas Edward Seymour e uma edição especial do Projeto Raros com dois cultuados filmes de horror, o sangrento Vovós Raivosas, do belga Emmanuel Kervyn, e o controverso Herdeiros do Mal, de Charles Kaufman. A entrada é franca.
Mais informações aqui.

Filme brasileiro  - A Cinemateca Capitólio encerra a programação regular de 2023 no domingo, 17, às 19h30, com a exibição única de Amazonas, o maior rio do mundo, marco do cinema brasileiro dirigido por Silvino Santos. A obra de 1918 era dada como desaparecida desde meados dos anos 1930 e foi reencontrada, no início deste ano, no Národní Filmový Archiv (Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca). A sessão celebra a relação da Cinemateca Capitólio com as instituições envolvidas na recuperação do filme, Cinemateca Brasileira e NFA, que possibilitaram duas das programações mais importantes do ano: as mostras A Cinemateca é Brasileira e Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios. A entrada é  franca.
Mais informações aqui.

 Programação 

14 de dezembro 
15h – Tia Virgínia
17h – Durval Discos
19h40 – O Massacre do VHS

 15 de dezembro 
15h – Vai e Vem
17h – Durval Discos
19h30 – Projeto Raros Especial Troma: Vovós Raivosas + Os Herdeiros do Mal

16 de dezembro 
15h – Vai e Vem
16h30 – Germaine Dulac: Sessão 1
17h30 – Germaine Dulac: Sessão 2
19h – Germaine Dulac: Sessão 3 + debate

 17 de dezembro 
15h – Germaine Dulac: Sessão 4
16h30 – Germaine Dulac: Sessão 5
17h30 – Germaine Dulac: Sessão 6
19h30 – Amazonas, o Maior Rio do Mundo

 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes