Exposição retrata legado de Theo Wiederspahn no urbanismo de Porto Alegre

15/10/2022 07:33

A exposição Arquiteto Theo Wiederspahn em Porto Alegre, um olhar contemporâneo sobre projetos e obras de 1908 a 1952 abre neste sábado, 15, das 11h às 13h, no Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico).

A mostra, na Pinacoteca Aldo Locatelli, permanece em cartaz até 20 de janeiro de 2023. A visita ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.

Neste ano coincidem os 250 anos de Porto Alegre e os 70 anos de falecimento do arquiteto alemão Theo Wiederspahn, que imigrou para o Brasil em 1908. Atento à importância do fato, o Consulado Geral da Alemanha pretende contribuir com os eventos culturais da capital através da disseminação e conscientização do valor da obra desse arquiteto, que construiu mais de 500 prédios no Rio Grande do Sul, muitos dos quais na Capital.

A exposição - contendo desenhos originais, um mapa com localizações de projetos e obras, fotografias da época e atuais, projetos acadêmicos de revitalização e ainda cartas e documentos pessoais do arquiteto - busca fomentar o interesse pelos testemunhos edificados do passado que tanto contribuíram às singulares características da cidade e pretende estimular o interesse em percebê-los e reconhecê-los nas ruas.

A mostra é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre em parceria com o Consulado Alemão, CDEA - Centro de Estudos Europeus e Alemães, espaço Delfos-PUC, Instituto Goethe, faculdades de Arquitetura e Urbanismo da PUC e Unisinos, também conta com o apoio do Memorial do Hospital Moinhos de Vento.

Paralelamente, exposições-satélites acontecerão na Casa de Cultura Mario Quintana (que inaugurará o Memorial Theo Wiederspahn) e no Hospital Moinhos de Vento.

Arquiteto Theo Wiederspahn
Abertura: 15 de outubro de 2022, sábado, das 11h às 13h
visitação: até 20 de janeiro de 2023, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico)

Visitação
- Por agendamento, via e-mail acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289-3643 é possível solicitar visitas guiadas para grupos de até 20 pessoas;

- Sem agendamento,  a visitação pode ocorrer dentro dos horários estabelecidos acima. Contudo, em caso de atendimento concomitante a grupos previamente agendados, talvez não seja possível garantir o acompanhamento por mediadores.

 

 

Cleber Saydelles

Gilmar Martins