Exposição Liberdade Substantivo Feminino abre sexta-feira no Paço Municipal

01/03/2024 09:00

A exposição Liberdade Substantivo Feminino será aberta nesta sexta-feira, 1º, no Paço Municipal, na Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico. A mostra coletiva multicultural é uma realização do Clube Arte para Todos e acontece no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

São 50 obras, entre desenhos, gravuras, esculturas e fotografias de vários artistas: Edison Nunes, Pena Cabreira, Anelise Ferreira, Andrea Seligman, Heloísa Averburck, Nilton Maia e Wilson Cavalcanti. Na abertura, às 16h, haverá apresentação do livro Dona Gaudina e seus bichos, de autoria do artista Cava (Wilson Cavalcanti), com ilustrações em xilogravura.

Às 18h, acontece a performance de dança Dame la Libertad com a presença de várias bailarinas. As intervenções de dança acontecem nos dias 1°, 8 (Dia Internacional da Mulher) e 15 de março. Acompanhadas de música ao vivo e digital, as apresentações terão duração de 40 minutos, com início às 18h. Há limitação de público a 40 pessoas e, por isso, para estas apresentações é preciso fazer agendamento pelo WhatsApp (51) 993111178. A mostra fica em cartaz até o dia 15 de março. A visitação será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Serviço
Onde: Paço Municipal, Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico
Quando: 1° a 15 de março 
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Performances nas sextas-feiras, a partir das 18h, dias 1º, 8 e 15 de março

Abertura:
Sexta-feira, 1º
16h - Apresentação do livro Dona Gaudina e seus bichos
18h - Performance Dame la Libertad

Conheça os expositores:

Gravuras (Cava - Wilson Cavalcanti) –  O artista mostra ilustrações em xilogravura do livro Dona Gaudina e seus bichos, de 1986, poemas e gravuras do livro, ampliadas e impressas em tecido oxfordine com dimensão média de 70x100 centímetros. O artista poderá receber o público e falar sobre a sua obra.

Esculturas de Nilton Maia - Esculturas em terracota, que representam ícones femininos de diferentes expressões e simbolismo histórico. Figuras como Frida Kahlo, Anastácia e Malala em esculturas que mostram a força destas mulheres, misturando o imaginário e o real, em mulheres de diferentes etnias.

Fotografias de Edison Nunes - Mostra apresenta fotografias do ensaio alma. As imagens em preto e branco revelam na sobreposição sentimentos de desejo, tédio, melancolia, nostalgia, insatisfação, força, determinação, romance, tristeza e morte. Fotos editadas em sobreposição de planos como se modelo estivesse em um sonho.

Fotografias de Anelise Barra Ferreira - Imagens da exposição Flor da Pele, em que interpreta o feminino por uma série de imagens de pequenas e delicadas folhas secas que encantam pela vida que contêm.

Fotografia (Andréa Seligman) – No seu trabalho com autorretratos, procura expressar o que está sentindo naquele momento, se conectando com sua essência, seus anseios e emoções. Nessas imagens sua intenção é a de utilizar a arte como forma de cura emocional, reflexão e questionamento.

Fotografias (Heloiza Averbuck) – Fotografias provocativas, cada peça contribui para um diálogo sobre a emancipação, a autonomia e a liberdade da existência feminina.

Desenhos (Pena Cabreira) – É uma série de desenhos/pinturas em papel Canson (formato A3) que propõe um diálogo visual com o espectador. Trata-se de um trabalho estético que propõe um pequeno recorte da mulher contemporânea em suas conquistas e complexidades.

 

 

 

 

Ivani Schütz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes