ExpoFavela: prefeitura lança edital de financiamento inédito para economia criativa

02/09/2023 15:48
Pedro Piegas / PMPA
ExpoFavela 2023
Secretário da Cultura apresentou iniciativa no Centro de Eventos da PUCRS

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, lançou neste sábado, 2, na ExpoFavela/RS, no Centro de Eventos da PUCRS, o edital de projetos artísticos de economia criativa. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de sexta-feira, 1º. Trata-se de um financiamento inédito do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte). Os interessados, artistas e produtores culturais têm até o dia 15 de outubro para encaminhar projetos artísticos.

"É uma oportunidade que irá impactar na vida das pessoas, gerando desenvolvimento econômico e social ", disse o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura. O presidente do Fumproarte, Miguel Sisto, afirmou que será uma maneira de inovar nos meios de realização das artes com propostas que agreguem valor econômico às obras de arte e aos serviços artísticos.

Serão selecionados projetos que contemplem o planejamento, a produção e o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à vocação de economia criativa das artes em Porto Alegre. Agentes de todas as áreas das artes podem participar propondo o empreendedorismo criativo nas mais diversas manifestações artísticas.

Os valores dos projetos devem ser propostos pelos próprios concorrentes. O total disponibilizado é de R$ 100 mil. A quantidade de projetos aprovados dependerá das propostas enviadas que serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Seleção do Fumproarte.

O edital e todas as informações necessárias para as inscrições podem ser encontradas no site do Fumproarte.
 

Pedro Piegas / PMPA
ExpoFavela 2023
Nelson Beron destacou a importância da transversalidade nas políticas públicas

Social  - O secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Nelson Beron, destacou a importância da transversalidade nas políticas públicas para atender às necessidades dos jovens que vivem na periferia em Porto Alegre, durante painel na ExpoFavela. "Reconhecer as necessidades individuais e coletivas desses jovens em cada região é fundamental para a construção de um plano eficaz focado no desenvolvimento social", pontuou.

Leia mais:
POACast já tem cinco episódios gravados na ExpoFavela/RS
Melo destaca papel transformador das periferias na abertura da ExpoFavela/RS
Ações do município de estímulo à inovação inclusiva são apresentadas na ExpoFavela
ExpoFavela/RS irá reunir empreendedores de todo Estado em Porto Alegre
Aquece ExpoFavela leva empreendedorismo para 17 regiões de Porto Alegre

 

Ivani Schütz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes