Cônsul dos Estados Unidos visita exposição Túnel do Tempo no Paço Municipal

23/03/2023 13:49
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Mostra pode ser visitada até 26 de março no porão do Paço Municipal

O cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, visitou na manhã desta quinta-feira, 23, a exposição Túnel do Tempo, que marca o encerramento das comemorações dos 250 anos da capital gaúcha e abre as festividades dos 251 anos. A mostra conta a história da cidade a partir de acervos históricos e está em cartaz no Paço Municipal (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico) até o próximo domingo, 26.

“É uma honra recebê-lo aqui. Porto Alegre está de portas abertas para estreitar ainda mais os laços com os Estados Unidos. Nossa expectativa é a de nos aproximarmos e poder fazer mais projetos em conjunto”, afirmou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.

O secretário sugeriu, como possibilidade, uma parceria com Museu de Artes de Porto Alegre, instalado no Paço Municipal. O Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, por exemplo, já possui um projeto com o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs) para digitalização do Acervo Documental da instituição, financiada com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors Fund for Cultural Preservation – AFCP).

“Parabenizo a todos os porto-alegrenses pelo aniversário de 251 anos da cidade e por esta exposição na qual pude conhecer um pouco mais a história da cidade”, disse Shane. No fim da visita, o cônsul revelou a sua mensagem, deixada dentro de uma caixa na exposição, sobre o que espera para o futuro de Porto Alegre: “Sustentabilidade, Inovação e inclusão”. O conteúdo com os pedidos dos visitantes será aberto somente no aniversário de 300 anos de Porto Alegre.

Participaram da visita o coordenador de eventos da prefeitura, Rogério Beidack; o Coordenador de Artes Visuais da SMCEC, Paulo Amaral; o Diretor do Acervo Artístico, Flávio Krawcyk; a Diretora de Relações Internacionais, Claudia Silber; e a Coordenadora de Relações Internacionais, Olívia Monteiro.

Exposição Túnel do Tempo – A mostra traz fragmentos de Porto Alegre via acervos particulares e de pesquisa em museus da cidade, em particular o da Fototeca Sioma Breitman, do Museu Joaquim Felizardo. A produção dos conteúdos, curadoria e coordenação criativa é do cineasta Rene Goya Filho. Já o ambiente de fotografia — Tempos Translúcidos — conta com a curadoria do fotógrafo Raul Krebs. No local, há espaços projetados, criados pela arquiteta Daniela Jaques. A entrada é gratuita e pode ser vista entre 9h e 18h, no subsolo do Paço Municipal. Não é necessário realizar reservas.

  

Ivani Schütz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes