Concertos Capitólio apresenta Orquestra de Flautas Transversais da UFRGS neste sábado
Neste sábado, 10, às 11h, acontece a terceira apresentação da série Concertos Capitólio da temporada 2025, com o grupo Arsis, a orquestra de Flautas Transversais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A apresentação, com entrada franca, será na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico).
A curadoria do projeto é da Casa da Música POA. O conjunto é formado por profissionais egressos da UFRGS e estudantes de graduação, pós-graduação e extensão do Departamento de Música da UFRGS. A orquestra atua sob a coordenação de Leonardo Winter, que também é flautista, além de professor do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.
A abertura do concerto será feita pelo jovem violinista Samuel Brum, que é spalla da Camerata Jovens Talentos Casa da Música, acompanhado do pianista Yuri Miorelli.
No concerto, serão apresentadas obras originais e arranjos de compositores como Joseph Bodin Boismortier (1689-1755), Edvard Grieg (1843-1907), Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Ary Barroso (1903-1964), Ramón Sixto Ríos (1913-1994) e Ivanov Basso.
Série - Em 2025, a série Concertos Capitólio completa dez anos, consolidando-se como uma das mais importantes iniciativas de promoção da música erudita em Porto Alegre. Trazendo nomes já conhecidos dentro do cenário gaúcho, brasileiro e até mesmo internacional, e também promovendo novos músicos em formação, a série mensal de concertos busca a inclusão e formação de novos públicos por meio de apresentações musicais com entrada franca, feitas em um dos espaços mais tradicionais de Porto Alegre, a Cinemateca Capitólio.
Concertos Capitólio
Arsis – Orquestra de Flautas Transversais da UFRGS
Sábado, 10, às 11h
Obras de Boismortier, Grieg, Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso, Ramón Sixto Ríos e Ivanov Basso
Entrada franca
Local: rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico
Bianca Dilly