Cinemateca exibe filmes indianos com entrada franca

09/12/2023 06:26

A Cinemateca Capitólio - rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico - apresenta no sábado, 9, e domigo, 10, três sessões únicas de cópias restauradas de filmes de Satyajit Ray, o maior nome da história do cinema indiano. A programação tem entrada franca. Saiba mais aqui.

Filmes em cartaz:

A Grande Cidade (Mahanagar) - Ãndia, 1963, 130 minutos, DCP
Em Calcutá, Bhombol vive com a mulher, Arati, seu filho, seus pais e uma irmã caçula. Falta dinheiro, então a esposa começa a trabalhar fora, com sucesso. Quando o marido perde o emprego, é ela quem passa a sustentar a casa, o que contraria os costumes conservadores. Selecionado como representante da Ãndia à edição do Oscar 1964.

A Esposa Solitária (Charulata) - Ãndia, 1964, 117 minutos, DCP
A solitária mulher de um jornalista apaixona-se pelo familiar do marido que visita a sua casa e que partilha consigo o amor pela literatura. Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Berlim de 1965, A Esposa Solitária é reconhecido por muitos admiradores de Ray como a sua grande obra-prima, marcada pela presença inesquecível da atriz Madhabi Mukherjee.

O Herói (Nayak) - Ãndia, 1966, 120 minutos, DCP
De viagem para Nova Delhi, onde irá receber um prêmio, uma estrela do cinema indiano reavalia o seu sucesso através dos sonhos e experiências passadas dos passageiros que seguem consigo. Realizado em 1966 a partir de um argumento original de Satyajit Ray, O Herói recebeu uma Menção Especial do Júri no Festival de Berlim e o galardão de Melhor Argumento nos Prêmios do Cinema Indiano desse mesmo ano.

Programação

Sábado, 9 
17h - A Grande Cidade

Domingo, 10 
16h30 – O Herói
19h – A Esposa Solitária

 

Cleber Saydelles

Gilmar Martins