Cinemateca Capitólio apresenta documentário sobre a vida do ator Paulo César Peréio

27/03/2024 08:43

A Cinemateca Capitólio comemora o aniversário de nove anos da sua abertura pública nesta quarta-feira, 27, com a apresentação gratuita do filme Peréio, Eu Te Odeio, às 19h30. A sessão, realizada em parceria com a Associação de Amigos e Amigas da Cinemateca Capitólio (Aamicca), será no Dia do Cinema Gaúcho e terá a presença dos diretores do filme, Allan Sieber e Tasso Dourado. A sessão única do documentário será seguida de debate com os diretores e mediada pelo crítico Marcus Mello. A entrada é franca e serão distribuídas senhas a partir das 18h30 na bilheteria da Cinemateca.

Melhorias - Este ano, a Aamicca realiza diversas melhorias na infraestrutura da sala de cinema, manutenções preventivas e programações especiais no espaço. Entre as melhorias do primeiro semestre estão a instalação de nova tela da sala de cinema, modernização do sistema de cabeamento de som, melhorias no foyer para receber o público, novos balcões e mobiliários, entre outros. As ações foram financiadas através de recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura/Governo Federal.

Cinemateca - A Cinemateca Capitólio é um centro cultural gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e dedicado à preservação e acervo de obras audiovisuais do Rio Grande do Sul. O espaço tem uma sala de cinema com 164 lugares, biblioteca, duas salas de pesquisa, uma sala multimídia, uma galeria de exposições, uma cafeteria e quatro andares de um prédio anexo, onde estão expostas obras e materiais relacionados à história do cinema brasileiro.

Possui ainda acervo de filmes e materiais afins com mais de 50 mil itens, contendo a história da produção audiovisual gaúcha, à disposição de pesquisadores e da comunidade em geral. O espaço conta também com um programa de formação de público, o Programa de Alfabetização Audiovisual, que completa 16 anos. Mais de 200 mil alunos já receberam a formação pedagógica, e mais de 3 mil professores passaram pelas ações do programa.

Peréio, Eu te Odeio

Brasil, 2023, 96 minutos, DCP

Direção: Tasso Dourado e Allan Sieber

 Peréio, Eu Te Odeio tenta fugir da fórmula muito em voga do documentário sobre personalidades, onde o objeto - a pessoa - é alçado quase à condição de santo. Muito pelo contrário, a ideia é abordar a trajetória de uma figura controversa sem muitos vernizes e da maneira mais honesta possível. Partindo desse pressuposto, os diretores Allan Sieber e Tasso Dourado foram em busca de depoimentos de colegas de trabalho, vizinhos, familiares e desafetos com uma pergunta básica: “Por que você odeia o Peréio?”.

As respostas variam no teor de amor e ódio. O ator foi documentado em ação na rua, nos bares e com amigos. Até quando ele está atuando ou não? O filme não tem perguntas fáceis e muito menos respostas fáceis. Peréio, na vida, nos palcos e no cinema, sempre foi multifacetado.

 

 

Ivani Schütz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes