Cia Municipal de Dança tem Master Class nesta sexta

24/08/2018 08:50
Eduardo Biavati / Divulgação PMPA
Cultura
Norma trabalha com aprofundamento das técnicas do ballet clássico

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre recebe nesta sexta-feira, 24, às 9h, a bailarina, professora e coreógrafa Norma Lilia Biavaty para Master Class, na sala Cecy Frank da Casa de Cultura Mário Quintana. Norma trabalha com metodologia para aprofundamento das técnicas do ballet clássico e outras diversas técnicas de dança clássica mais utilizadas pelas escolas no Brasil. Criou seu próprio método de dança que chamou Norma Lillia Biavaty.

Ela é professora e bailarina formada pela Escola de Danças do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e pela Royal Academy of Dancing of London, com cursos de especialização nos Estados Unidos (School of American Ballet), União Soviética (Grande Teatro de Ballet e Ópera de Minsk), Buenos Aires (Centro de La Danza) e Barcelona (Fundação Internacional do Ballet de Varsóvia), além de cursos especiais com maitres internacionais como Lidia Teresa Kulka Kulpioska, do Ballet Bolshoi de Moscou, especialista no método Vaganova. 

É fundadora da Academia de Dança Clássica de Brasília (DF) e do Centro Integrado de Artes, na cidade do Porto, em Portugal. Também é fundadora e coreógrafa da Trupe 108 Cia de Dança, com a qual excursionou por todo o Brasil e exterior com seus trabalhos No Limite, Sete Palavras Quaisquer, Maria Moura e a A Fábula Estória de Medéia – Mulher arde de amor e põe fogo no amante do marido.

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas secretarias da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre, que mantém um elenco profissional de 12 bailarinos e bailarinas selecionados através de edital público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 13 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em cinco escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, no turno inverso da escola. Também mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança reúne 20 alunos que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança e atuam junto com bailarinos profissionais, fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

  

 

Andrea Brasil