Centro de Dança promove evento sobre arte e educação na Cinemateca Capitólio

14/05/2022 08:36
SMC/PMPA
CULTURA
Evento contará com performance da Cia Jovem de Dança

O quanto a dança pode transformar a realidade de jovens e famílias nas comunidades da periferia? Essa é uma das questões que serão abordadas no evento Arte e Educação transformando realidades: experiências de dança no município de Porto Alegre, que ocorre neste sábado, 14, a partir das 9h, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085- Centro Histórico).
 
A programação inclui a exibição do documentário O que a dança te faz sentir, da premiada diretora Thaís Fernandes. O documentário relata as experiências do projeto das Escolas Preparatórias de Dança de Porto Alegre, criado em 2014 em parceria inédita entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Secretaria Municipal de Educação. Com cenas das aulas desenvolvidas e depoimentos de alunos e alunas professoras e familiares, faz um painel do quanto a dança transformou essas realidades. 

Após a exibição haverá um debate com a participação da professora do curso de graduação em dança da Ufrgs, Luciana Paludo, e integrantes do projeto. O evento tem entrada franca e contará ainda com performance da Cia Jovem de Dança e exibição em vídeo das mais recentes coreografias das Escolas Preparatórias de Dança.

O projeto é vinculado à Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, que possui um elenco profissional de bailarinos selecionados através de Edital Público. Existe desde 2014 e foi sancionado por lei em 2017. É realizado em conjunto pelas secretarias municipais da Cultura e da Educação de Porto Alegre. Atua integrando arte, educação e desenvolvimento social através das Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em cinco escolas municipais da periferia de Porto Alegre, e com a Cia Jovem de Dança, que reúne alunos que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, buscando a profissionalização.

Arte e Educação transformando realidades: experiências de dança no município de Porto Alegre 
Sábado, 14, às 9h
Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico)
Programação: exibição do vídeo das Escolas Preparatórias de Dança O que a dança te faz sentir, debate com a professora Luciana Paludo (Licenciatura em Dança da Ufrgs), performance da Cia Jovem de Dança e expedição dos vídeos de espetáculos da EPDs
Entrada franca
Informações: dancasmc@gmail.com 
 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil