Banda Municipal faz concerto pelo anivers√°rio de 98 anos

05/07/2023 08:50

Para comemorar o anivers√°rio de 98 anos, a Banda Municipal de Porto Alegre ir√° realizar um concerto de anivers√°rio, nesta quarta-feira, 5,¬†√†s 20h, no Teatro Renascen√ßa (av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus). O¬†palco ser√° dividido com a Banda Sinf√īnica da Universidade Federal de Santa Maria, num evento que ter√° no repert√≥rio m√ļsicas como Sempre Fidelis, de J. P. Souza; Copacabana e Wave, de Tom Jobim; Rest, de F. Ticheli, entre outras. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o concerto ser√° conduzido pelo¬†maestro Diego Ramires, professor da UFSM e regente da banda sinf√īnica da universidade.

"Investir em cultura com qualidade é importante tanto para a administração da cidade quanto para o aumento de plateia com significativo e diversificado senso artístico-cultural", afirma o diretor da Banda Municipal, Eliseu Rodrigues.

Banda Municipal - A Banda Municipal foi institu√≠da no dia 13 de julho de 1925, pelo Intendente Ot√°vio Rocha, que encarregou os professores Jos√© Acorsi e Jos√© Andrade Neves de organizarem uma banda dentro dos ‚Äúmoldes europeus‚ÄĚ. A estreia aconteceu no Theatro S√£o Pedro, em 13 de junho de 1926 e, posteriormente, as apresenta√ß√Ķes passaram tamb√©m a ser¬†realizadas nas pra√ßas p√ļblicas¬†e no primeiro Audit√≥rio Ara√ļjo Vianna, ent√£o localizado onde hoje √© a Assembleia Legislativa. Em 1979, a reg√™ncia foi assumida por Alcides Macedo, o "Macedinho", e o grupo voltou a projetar-se no panorama musical, presente em retretas, solenidades e atos c√≠vicos.

Com a cria√ß√£o da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a banda foi incorporada a este √≥rg√£o, subordinada ao Gabinete do Secret√°rio. Atualmente, com um quadro de 34 integrantes, m√ļsicos de v√≠nculo estatut√°rio, dirigida por Jorge Franco e Eliseu Rodrigues, a Banda Municipal de Porto Alegre¬†realiza atividades musicais no Teatro Renascen√ßa, al√©m de concertos para escolas, apresenta√ß√Ķes em atividades da prefeitura e eventos para a popula√ß√£o da Capital.

Banda Sinf√īnica da UFSM -¬†A Banda Sinf√īnica da Universidade Federal de Santa Maria nasceu em 2007, com o nome de Orquestra de Sopros. Foi uma cria√ß√£o do professor Jo√£o Batista Sartor, atual maestro da Orquestra Sinf√īnica de Santa Maria. Seguiram-se apresenta√ß√Ķes em v√°rios espa√ßos, com grande p√ļblico, incluindo a capital Porto Alegre. O projeto √© vinculado ao Departamento de M√ļsica da UFSM e visa a participar ativamente de eventos art√≠sticos junto √† comunidade de Santa Maria e do Rio Grande do Sul.¬†¬†O atual coordenador e maestro¬†√© o professor Diego Ramires.

Ivani Sch√ľtz