Banda Municipal comemora 100 anos com temporada especial de concertos
A Banda Municipal de Porto Alegre celebra, em 2025, um marco histórico: o seu centenário. Para comemorar os 100 anos de atividades, será realizada uma temporada especial com 11 concertos ao longo do ano. A abertura da programação acontece na segunda-feira, 28, às 20h, no Teatro de Câmara Túlio Piva, com entrada gratuita. A apresentação contará com a regência do maestro convidado Wilthon Matos.
Fundada em 1925, a Banda Municipal é uma das mais antigas e importantes instituições culturais do Brasil. Com uma trajetória marcada pela dedicação à música e à formação de públicos, tem contribuÃdo de forma significativa para a valorização da cultura popular e erudita em Porto Alegre.
Repertório do concerto de abertura:
The Gathering of the Ranks at Hebron – David Holsinger
Homenagem a Zequinha de Abreu – Alexandre Travassos
Novo Cinema Paradiso – Ennio Morricone
Oblivion – Astor Piazzolla | Solista: Fabiane Oliveira
SuÃte Pernambucana de Bolso – José Ursicino da Silva (Mestre Duda)
Mas que Nada – Jorge Bem
Aquarela Brasileira – Ary Barroso
Programação dos concertos:
Maio
21/05 – Teatro de Câmara Túlio Piva
Junho
11/06 – Teatro Renascença
Julho
11/07 – Teatro Renascença
12/07 – Teatro Renascença
13/07 – Teatro Renascença
Agosto
20/08 – Teatro de Câmara Túlio Piva
Setembro
17/09 – Teatro de Câmara Túlio Piva
Outubro
22/10 – Teatro de Câmara Túlio Piva
Novembro
26/11 – Teatro de Câmara Túlio Piva
Dezembro
17/12 – Teatro de Câmara Túlio Piva
As atualizações da programação podem ser acompanhadas no site da Prefeitura de Porto Alegre e no Instagram da banda: @bandamunicipaldepoa
Histórico - A Banda Municipal de Porto Alegre foi criada em 13 de julho de 1925 pelo intendente Otávio Rocha, que encarregou os professores José Acorsi e José Andrade Neves de organizar uma banda nos moldes europeus. A estreia ocorreu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926, e logo as apresentações passaram a ocorrer também em praças públicas e no antigo Auditório Araújo Vianna, localizado onde hoje está a Assembleia Legislativa.
Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo, o Macedinho. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a banda foi incorporada oficialmente ao órgão e, atualmente, é dirigida por Eliseu Rodrigues.
Â
Cristiano Vieira