Agendas presenciais e virtuais marcam semana do Patrimônio Cultural

17/08/2021 12:00
Jonas Adriano/Divulgação PMPA
CULTURA
Visita à Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos está na programação

O Dia Nacional do Patrimônio Cultural é comemorado nesta terça-feria, 17 de agosto, data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, patrono do Patrimônio Cultural Brasileiro. Em razão disso, a Secretaria Municipal da Cultura, em conjunto com a Diretoria de Patrimônio e Memória, está realizando a 5ª Semana do Patrimônio Histórico, que se iniciou no sábado, 14.

Este ano, a comemoração se junta aos 40 anos de criação da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) que, desde 1981, atua na proteção, preservação e gestão do patrimônio edificado de Porto Alegre. 

Com a retomada gradativa dos eventos presenciais e atendendo aos protocolos sanitários, serão feitas as atividades Viva Porto Alegre a Pé, Visita Orientada e Exibição de filmes temáticos. Já os eventos on-line, contarão com bate-papos sobre a história e arquitetura de Porto Alegre, a trajetória da EPAHC e um webnário sobre a patrimonialização de acervos. 

Agenda

  • Dia 17/08, terça-feira às 19h – Conversando com Célia Ferraz de Souza sobre História e Urbanismo de Porto Alegre
    Com abertura do Diretor de Patrimônio e Memória, Nelson Boeira, da SMC e mediação dos arquitetos Luiz Merino Xavier e André Huyer
    Link: estará disponível em https://ahpoa.blogspot.com/ e https://www.facebook.com/smc/
     
  • Dia 18/08, quarta-feira às 15h - Webnário Diálogos com o Patrimônio
    O historiador e arquivista Francisco Cougo e o arquivista Lucas Petry debaterão sobre os processos de patrimonialização de arquivos na contemporaneidade. 
    Link: estará disponível em  https://www.facebook.com/arquivohistoricopoa/ e  http://ahpoa.blogspot.com/
     
  • Dia 19/08, quinta-feira, às 16h - Bate-papo online com Ex-diretores e Ex-servidores da EPAHC
    Wilhelm Vaz, Bete Breitman, Rita Patussi, Dóris Saraiva, Helton Bello, Elena Graeff e Sérgio Menna são convidados para lembrar dos tempos passados no setor e de como era preservar nos anos 1980, 1990, 2000 e 2010. A mediação será dos atuais servidores. 
    Link: estará disponível em https://ahpoa.blogspot.com/ e https://www.facebook.com/smc/
     
  • Dia 20/08, sexta-feira - Visita orientada ao Arquivo Histórico Moysés Vellino
    Horário: 10h, 14h e 15h30min 
    Inscrições: envie email para arquivohistórico@smc.prefpoa.com.br
    Local: Avenida Bento Gonçalves, 1129 – Bairro Santo Antônio
    Inscrições envie email com nome e CPF para barbaras.silveira@portoalegre.rs.gov.br
    Vagas limitadas. Com agendamento prévio e limite de pessoas por horário. Obrigatório o uso de máscara, álcool gel e manter distanciamento durante a visita.
     
  • Dia 21/08, sábado - Viva Porto Alegre a Pé inédito - Visita à Capela da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos
    A Pia Instituição foi construída em 1923 como promessa de Pedro Chaves Barcellos para acolher e educar meninas órfãs e carentes nacionais e estrangeiras. Em 1924 o orfanato-escola foi doado pela família Chaves Barcellos à Associação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que ali permaneceu cuidando das crianças até 2005. Após, a edificação foi alugada pelo Instituto Porto Alegre, que ocupou a área até 2016. O complexo institucional de arquitetura eclética possui diversos espaços e uma riquíssima capela neogótica. A capela tem como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus e os santos São Roque, São Pedro e São José. O passeio inédito vai mostrar este belo patrimônio em tombamento pelo Município e a vista da cidade do alto do Bairro Rio Branco.
    Local de encontro: Rua Dona Leonor, 360 - Bairro Rio Branco
    Horários: 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.

Lucas Barroso