Açorianos de Dança consagra Novos Velhos Corpos 50+ e Restinga Crew

30/11/2022 10:12

A premiação do Açorianos de Dança, nesta terça-feira, 29, foi uma noite de festa e de reencontro no Teatro Renascença. O espetáculo Novos Velhos Corpos 50+, do Coletivo 50+, venceu na categoria espetáculo. O bairro Restinga consagrou-se definitivamente na cena da dança em Porto Alegre com os prêmios de Ação Coletiva, para o grupo Restinga Crew, e Ação Periférica, para o Coletivo Meninas Crespas.

Binho Rodrigues, do espetáculo Periferia Dança e Arte, também do Restinga Crew, e Janaína Ferrari, do espetáculo Ilha, do Coletivo Grupelho, são os premiados da categoria Intérprete Destaque, enquanto Eva Schul recebeu o Prêmio Especial do Júri por sua performance em Novos Velhos Corpos 50+.

Iracema Gah Teh e Angélica Kaingang receberam o prêmio de Destaque Técnico-Artístico pela orientação cênica do espetáculo Água Redonda e Comprida. Fração, de Rita Lende, venceu na categoria videodança, e o evento de sapateado Senda Tap ganhou na categoria Ações de Difusão, Formativas e de Memória.

Diego Mac foi agraciado pelo Centro de Dança com o troféu de Personalidade do Ano por seu trabalho de pesquisa e criação em novas mídias em dança reconhecido internacionalmente.

A Ospa e o Goethe-Institut Porto Alegre receberam o Prêmio de Incentivo à Dança por seus projetos e parcerias, nos quais a dança apareceu com destaque ou como elemento central em 2022.

A noite contou com a participação da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, do Afoxè As Ayabás, da cantora e performer Antoni Lorenna e do performer Guilherme Gonçalves. O evento também teve homenagem ao fotógrafo Cláudio Etges, figura fundamental para as artes cênicas do Rio Grande do Sul e que faleceu em 2022.

Açorianos de Dança 2022 - premiados       

Espetáculo ou Performance de Dança
-Novos Velhos Corpos 50+, do Coletivo 50+

Destaque Técnico-Artístico
-Iracema Gah Teh Nascimento e Angélica Kaigang, pela orientação cênica do espetáculo Água Redonda e Comprida

Intérprete Destaque
-Binho Rodrigues, pelo espetáculo Restinga Crew 20 Anos - Periferia, Dança e Arte
-Janaina Ferrari, pelo espetáculo Ilha

Ação Coletiva
-Restinga Crew

Videodança
-Fração, de Rita Lende

Ações Formativas, de Difusão e de Memória
-Senda Tap, por Leonardo Dias, Karen Pohlmann e Naira Nawroski

Ação Periférica
-Movimento Meninas Crespas (Restinga), por Movimento Meninas Crespas,  Karina Ferreira e Perla Santos

Cleber Saydelles

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes