Loteamento Santa Terezinha recebe unidade móvel de saúde
O posto avançado de atendimento social instalado pela Prefeitura de Porto Alegre no Loteamento Santa Terezinha, no 4º Distrito, mantém a oferta de serviços entre os dias 25 e 29 de agosto. Há novidades, como orientação oferecida pelas equipes do Centro de Referência dos Direitos Humanos (CRDH) e um novo curso de pintura predial, a cargo do Sine Municipal e parceiros.
Além dos atendimentos de rotina, a programação inclui a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira, 26, das 11h à s 16h, com atendimentos gratuitos à comunidade, incluindo vacinas, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, testes rápidos de HIV, sÃfilis e hepatites B e C.
Também estão previstos exames pré-natal, puericultura, curativos, retirada de pontos, aplicação de medicação injetável, aferição de pressão e glicemia, além da distribuição e renovação de receitas de medicamentos simples.
Mutirão social - Na quarta-feira, 27, acontecerá um mutirão de serviços sociais, das 14h às 17h, organizado pela Brigada Militar e Prefeitura de Porto Alegre. A programação será divulgada nos próximos dias.
Curso de Pintura Predial - Uma nova turma do curso de pintura predial do Sine Municipal começa nesta segunda-feira, 25, com aulas na rua Hoffman, 110. As atividades acontecerão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. As inscrições devem ser feitas diretamente no local. A capacitação já formou 30 homens em duas edições realizadas no Abrigo do Demhab em 2025. O objetivo é ampliar oportunidades no mercado formal de trabalho e apoiar a reinserção socioeconômica dos alunos.
Atendimentos fixos - O posto avançado do Santa Terezinha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, reunindo serviços de assistência social, saúde, cidadania, empreendedorismo e empregabilidade por tempo determinado. No local, a população tem acesso a:
- Atualização e informações sobre o Cadastro Único para programas sociais;
- Sine Municipal, com encaminhamento para vagas de emprego e orientação profissional;
- Atendimento do Centro de Referência dos Direitos Humanos (CRDH);
- Sala do Empreendedor, para formalização de negócios;
- CRAS e CREAS, com atendimento socioassistencial, Serviço de Atendimento à FamÃlia (SAF) e abordagem social;
- Causa Animal, com vacinação e orientação sobre castração de pets;
- Atendimento básico de saúde.
Tatiana Bandeira