Provas do concurso público para professores ocorrem neste domingo
Mais de 2,1 mil candidatos participam, neste domingo, 12, das provas objetivas do concurso da Prefeitura de Porto Alegre para contratação de professores e formação de cadastro reserva. As avaliações, com início às 9h30 e duração de até quatro horas, serão aplicadas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com abertura dos portões às 8h30. O certame oferece vagas para docentes da Educação Infantil, Anos Iniciais, Geografia e História, destinados à Secretaria Municipal de Educação (Smed), conforme edital publicado no Diário oficial (Dopa) de 21 de agosto.
O concurso será composto por quatro etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será a prova objetiva. A segunda etapa, eliminatória, consistirá em avaliações psicológicas. Na terceira, os candidatos passarão pela prova de desempenho didático, também eliminatória e classificatória. A quarta e última etapa será a análise de títulos, de caráter apenas classificatório.
A inclusão dessas novas etapas de avaliação nos concursos para o magistério municipal já havia sido adotada no certame realizado pela Secretaria Municipal de Educação no início de 2025. A medida tornou-se obrigatória com a aprovação da Lei PLE 017/25, de autoria do Executivo, aprovada pela Câmara Municipal em julho e sancionada em agosto.
Candidatos – Serão convocados para realizar avaliação psicológica os candidatos aprovados na etapa de provas objetivas, considerando a ordem de classificação e atendendo ao quantitativo publicado no edital de abertura acrescidos dos empates na última colocação, sendo respeitados os percentuais dos modos de acesso de pessoa negra e pessoa com deficiência.
Trânsito - O trânsito da Capital terá alterações. A recomendação é que motoristas planejem seus deslocamentos, evitem áreas de bloqueio e respeitem a sinalização. Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estarão nas ruas para monitorar a circulação e reduzir impactos no tráfego. Confira aqui.
Gilmar Martins