Prefeitura abre processo seletivo temporário para contratação de 91 professores

21/11/2022 08:51

Por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), a prefeitura abriu processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores. O edital foi publicado no Diário Oficial do município. Serão contempladas diversas habilitações para atuação na Secretaria Municipal de Educação, totalizando 91 vagas para chamamento imediato. As inscrições têm início nesta segunda-feira, 21.

O excedente de profissionais aprovados nesta seleção poderá ser utilizado no atendimento das 850 vagas temporárias autorizadas pela Lei n⁰ 13.297, durante a vigência do certame. Prioritariamente, como dispõe o dispositivo legal aprovado pelo Legislativo, serão convocados os candidatos habilitados e disponíveis que compõem o banco de dados do Processo Seletivo 004/2021.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas a partir desta segunda-feira, 21, até sexta-feira, 25, via internet, com o preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui. A entrega da documentação comprobatória de experiência profissional na função de professor deve ser feita presencialmente na Travessa Mário Cinco Paus, s/n°, no Centro Histórico, das 9h às 16h, durante o período citado. A seleção terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, destaca que o processo seletivo ocorre pela necessidade de suprir o quadro, devido ao término dos contratos anteriores e da falta de professores aprovados em áreas específicas. “Buscamos, com o processo seletivo simples e temporário, proporcionar reposição rápida e necessária para que o fluxo siga dentro da normalidade na rede municipal de ensino, sem prejuízo aos alunos”, destacou.

Para a secretária municipal da Educação, Sônia Rosa, os profissionais são fundamentais para implantar as principais políticas públicas da área. "Contratar professores possibilita o desenvolvimento das práticas pedagógicas, considerando todos os programas previstos para melhorar o ensino, como a alfabetização na idade certa, a recomposição das aprendizagens e a correção de fluxo. A Smed tem um objetivo e está trabalhando incansavelmente para iniciar o ano letivo de 2023 sem o problema histórico de falta de professores em sala de aula. Assim, é possível garantir mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem", afirmou.

Aprovação pelo Legislativo - Em dia 31 de outubro, a Câmara Municipal aprovou a Lei n° 13.297, que autoriza a prefeitura a contratar 850 professores, em caráter emergencial e por prazo determinado, para atuação na Smed. A publicação ocorreu em 11 de novembro de 2022, no Diário Oficial de Porto Alegre.
 

Andrea Pinto

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes