Definida empresa que fará pintura e restauro da fachada externa do Mercado Público

07/01/2022 12:43
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Recuperação das paredes externas será feita respeitando os projetos e memoriais descritivos

Após o término do prazo para recursos, a Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria de Administração e Patrimônio homologou a empresa Rumo Engenharia Ltda. como vencedora do edital de contratação dos serviços de restauro e pintura da fachada externa do Mercado Público. O valor total ficou em R$ 1.029.676,31. O prazo de execução é de sete meses a contar da ordem de início das obras. 

O secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, ressalta a celeridade do processo licitatório como fundamental para a entrega do local revitalizado ainda 2022. "Iniciamos o ano do 250⁰ aniversário de Porto Alegre com uma etapa importantíssima concluída. Pela rapidez com que concluímos esta licitação, aumentamos a chance de presentearmos a sociedade com um Mercado Público completamente remodelado em breve. É uma prioridade da gestão", salienta. 

A secretária de Parcerias, Ana Pellini, reitera que o Mercado Público é um patrimônio histórico e cultural da cidade. “A ideia é realizarmos a recuperação e pintura das paredes externas do Mercado, respeitando os projetos e memoriais descritivos. As tintas foram doadas ao município pela Suvinil, por meio de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias, em junho de 2021. Após análises e realização de testes de tonalidade, ficou definido que a cor original poderá ser mantida”, confirma Ana.

O contrato elaborado pela DLC/Smap vai para parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que formaliza a convocação da empresa para assinatura com a Secretaria Municipal da Cultura.

“O Mercado Público é o coração da cidade. Além de centro comercial, é local carregado de importância histórica, tanto em razão do prédio , que é tombado, quanto em função do patrimônio imaterial, simbólico, dos usos e vivências que lá se abrigam e florescem. O governo Melo tratou, acertadamente, a reforma e a gestão do local como prioridade estratégica.” afirma o secretário de cultura e historiador Gunter Axt.

 

Andrea Pinto

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes