Aniversário do Mercado Público terá festa e distribuição de bolo nesta terça

03/10/2023 08:38
Alex Rocha/PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Quem for ao Mercado nesta semana irá encontrar várias promoções nas lojas e bancas

A terça-feira, 3 de outubro, será de festa no Mercado Público. Em comemoração aos 154 anos do prédio, a Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) vai organizar, às 12h, um evento para receber convidados e a população em geral. Também serão arrecadados donativos para os moradores das ilhas próximas de Porto Alegre, afetados pelas cheias do Guaíba.

A movimentação vai começar no início da manhã quando o bolo, que será confeccionado na unidade móvel do Senai localizada no Largo Glênio Peres, será deslocado para a área central do Mercado. Ali, as 15 confeiteiras do grupo Confraria do Fouet irão decorá-lo com o estilo cartoon cake. Medindo 70cm x 1,50m, terá mais de 50 litros de chantilly, 50 kg de doce de leite e 100 ovos.

Às 12h, ocorre a solenidade oficial, com a presença do prefeito Sebastião Melo e secretários municipais. Logo após, o Parabéns a Você e a distribuição das 1.200 fatias do bolo à população.

Semana de promoções - Quem for ao Mercado nesta semana de aniversário irá encontrar várias promoções nas lojas e bancas. Serão produtos variados com descontos especiais aos clientes.

Ajuda aos desabrigados - A Ascomepc pede que a população leve doações, que podem ser alimentos ou produtos de higiene e limpeza, para os atingidos pela enchente. Todos os itens arrecadados serão enviados para entidades que estão apoiando a população afetada.

Oficinas gratuitas - Ainda na semana de aniversário do Mercado, a Ascomepc promove gratuitamente, entre quarta, 4, e sexta-feira, 6, diversas oficinas culinárias com unidades móveis do Senai. São 90 vagas disponíveis (18 por oficina) em cinco cursos.

Os interessados devem se inscrever pelo Instagram oficial do Mercado (@mercadopublico_poa) nesta segunda-feira, 1º, mandando, por mensagem privada, os seguintes dados: nome completo, idade, CPF, perfil no Instagram e qual curso pretende realizar (pode escolher apenas um deles). As vagas serão reservadas de acordo com a ordem de chegada das inscrições. Quando se esgotarem as 18 disponíveis em cada curso, imediatamente serão encerradas. Os interessados receberão a confirmação da presença também pela rede social.

Programação dos cursos

Quarta-feira (4/10)
Manhã (10h às 11h30) - Oficina de pães de hambúrguer, utilizando produtos liofilizados (que passam por um processo de desidratação especial, no qual a água é removida sob condições de vácuo, preservando nutrientes, aromas e texturas originais).
Tarde (14h30 às 16h) - Hambúrguer, guarnições e molhos

Quinta-feira (5/10)
Manhã (10h às 11h30) - Técnicas de decorações de bolos
Tarde (14h30 às 16h): preparo de peixes utilizando técnicas de sous-vide (método para cozinhar alimentos a vácuo, sem a interferência do fogo e em baixas temperaturas, por períodos de tempo maiores do que os habituais).

Sexta-feira (6/10)
Manhã (10h às 11h30) - Tortas autorais: aprendendo a construir sabores.

  

Mariana Kruse

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes