Sessão pública sobre o terrário urbano do bairro Bom Fim ocorre nesta quinta-feira

20/10/2022 08:51
Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Área, hoje ociosa, receberá espaço comercial sustentável

A área localizada na esquina das ruas Garibaldi e Irmão José Otão, no bairro Bom Fim, terá o novo terrário urbano de Porto Alegre. O projeto transforma áreas públicas ociosas em espaços sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza.

O edital de licitação para área de 124,70 metros quadrados foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e pode ser acessado no Portal de Compras Públicas, pregão eletrônico 510/2022. A sessão pública ocorrerá nesta quinta-feira, 20, às 10h.

"O projeto propõe a implementação de espaços referenciais articulados, caracterizados pelo uso coletivo e pela promoção da interação social. Assim, ao incrementar a oferta de espaço público, os terrários contribuem para a estruturação de um sistema de espaços livres, formando redes conectivas, coerência urbana e vitalidade”, explica o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.

A diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini, ressalta que a iniciativa é pioneira no país. “A parceria com a iniciativa privada para exploração comercial de pequenas áreas públicas ociosas com projetos sustentáveis e de interesse dos moradores é uma prática de sustentabilidade e de fomento à socialização e à economia local ainda nova". O projeto dos terrários urbanos pode ser conhecido aqui.

Inspirados no modelo de pocketparks (mini parques) de Nova York, os terrários urbanos têm como objetivo transformar áreas sem uso e com baixo valor comercial em locais que atraiam a população. “O projeto atendeu aos critérios de elegibilidade do Transformative Actions Program (TAP), do ICLEI e recebeu o Selo TAP, que o qualifica como projeto com alto potencial transformador, e que pode trazer benefícios sociais e ambientais vinculados ao desenvolvimento resiliente da cidade”, destaca a coordenadora de Projetos de Sustentabilidade, Natércia Domingos.

O terrário urbano é composto de espaço aberto e fechado e pode ter área total de até 500 metros quadrados. Os projetos deverão contemplar medidas de sustentabilidade, como:

- Utilização de materiais reclicáveis

- Mobiliário urbano e demais equipamentos fabricados com materiais ecológicos

- Plantio de flora nativa do Estado

- Uso racional da água por meio de sistemas de irrigação eficientes ou reuso

- Utilização de formas alternativas de energia

- Medidas que visem à redução da formação de ilhas de calor, como paredes e telhados verdes

- Uso de formas alternativas de drenagem, como jardins de chuva

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes