Seminário sobre a fauna de Porto Alegre dá início à Semana do Meio Ambiente

01/06/2022 16:43

As duas  primeiras atividades da programação oficial da Semana do Meio Ambiente ocorreram na tarde desta quarta, 1º, no Centro de Visitantes do Parque Farroupilha (Redenção). Mais de 20 pessoas assistiram ao seminário sobre a fauna de Porto Alegre e participaram da feira de troca de livros técnicos, promovida pela equipe da biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

O seminário iniciou-se com fala da bióloga Maria Carmem Bastos, mestre em botânica pela UFRGS, sobre as espécies silvestres com ocorrência na Zona Sul da cidade. Ela citou a importância dos corredores verdes para que os animais possam interagir em diferentes áreas de uma mesma região. Na sequência, a chefe da equipe de fauna silvestre da Smamus, Soraya Ribeiro, doutora em manejo da fauna silvestre pela Unisinos, explicou a importância de se criarem novas normas que evitem as colisões de aves em vidros. “As superfícies espelhadas se tornam locais que a ave não entende como obstáculos. Às vezes uma janela reflete uma árvore, então ela vai em direção a ela e acaba colidindo”, explicou.

Encerrando a tarde, a mestre em ciências veterinárias pela UFRGS, Gleide Marsicano, falou sobre os animais resgatados pela Smamus que são recebidos para tratamento pela equipe da clínica veterinária conveniada.

Para o estudante de biologia Eduardo Rigodanzo, de 19 anos, essas atividades estão aproximando os interessados pela vida e flora silvestres do município. “É uma ponte de contato e troca de experiências com outros estudantes e pessoas com conhecimentos amplos nas áreas. A divulgação de conhecimentos acaba agregando muito para cada um, esse é o diferencial”, destacou.

Os participantes receberão certificados de horas complementares. A programação da Semana do Meio Ambiente se estende até o dia 6. Na sexta-feira, 3, ocorre o seminário Arborização Urbana. 

Fernando Ramires (estagiário) / Supervisão: Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes