Refúgio de Vida Silvestre São Pedro recebe cercamento

10/04/2023 16:41
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Trechos com 1.635 metros de extensão irão receber muro de concreto vazado e cerca de arame

As obras de cercamento do Refúgio de Vida Silvestre São Pedro, localizado na Zona Sul da cidade, receberam nesta segunda-feira, 10, a ordem de início. A partir disso, os trechos que juntos somam 1.635 metros de extensão receberão muro de concreto vazado e cerca de arame, auxiliando na segurança e na preservação dos mais de 147 hectares de área nativa.

“O Refúgio é um local de proteção integral e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção e, além disso, também realizamos a proteção visando à regeneração da mata atlântica, que possui espécies de flora raras e endêmicas”, explica o diretor de áreas verdes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Alex Souza.

O cercamento será parcial para delimitar o território e evitar a caça e a invasão ilegal. O primeiro trecho das obras prevê a delimitação em relação à Estrada das Quirinas, por onde se dá o acesso à unidade, considerado o ponto com maior conflito pela proximidade com o ambiente urbano, e contará com 650 metros lineares de muro de concreto vazado.

Os outros 985 metros de cercamento serão com arame, divididos em quatro trechos, sendo um também a partir da Estrada das Quirinas, delimitando o lado leste da região, e os outros três em áreas próximas ao topo do morro, evitando que animais domésticos e pessoas não autorizadas entrem e ameacem a vida silvestre do local. Além do cercamento, outras qualificações serão realizadas, como a drenagem, remoção de focos de lixo e manutenção de galerias de águas nas vias próximas. 

Os recursos para a obra, orçada em cerca de R$ 500 mil, são oriundos do Fundo Pró Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre.

Unidade de Conservação - Criado por meio do Decreto Municipal 18.818, de 16 de outubro de 2014, a Unidade de Conservação (UC) é abrigo para espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, como o mão-pelada, o graxaim e o bugio-ruivo, e está inserido no maior fragmento de Mata Atlântica de Porto Alegre, com vegetação florestal e campestre. As UCs são áreas protegidas estabelecidas pela Lei Federal 9.985/2000 e pela Lei Complementar municipal 679/2011.

  

 

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes