Projeto coleta sementes de árvores para produção de novas mudas

18/04/2024 08:54
Sérgio Louruz/SMAMUS
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Prefeitura coleta sementes de plantas saudáveis para produzir mudas que serão plantadas em áreas públicas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) está catalogando árvores mães em diversas regiões de Porto Alegre. O projeto selecionou 60 espécies nativas do Rio Grande do Sul e catalogou 189 árvores. O objetivo é coletar sementes de plantas saudáveis para produzir mudas que serão plantadas em áreas públicas. 

Desenvolvido pela Coordenação de Arborização Urbana da Smamus, o trabalho consiste em identificar e mapear árvores saudáveis e de espécies ameaçadas de extinção, poucos produzidas em viveiros comerciais. Após selecionar as espécies aptas, os técnicos coletam as sementes que são levadas ao Viveiro Municipal, onde são produzidas mudas que posteriormente irão para praças, parques e vias públicas do município. 

“Ao coletarmos sementes de árvores que já estão adaptadas às condições climáticas da cidade, conseguimos capturar também cerca de 60% dessa genética para que as novas mudas sejam tão adaptáveis quanto as matrizes”, explica o coordenador do Viveiro Municipal, Rogério Schmidt. As sementes são coletadas de plantas desenvolvidas em diferentes condições climáticas e de solo, o que irá  possibilitar, a longo prazo, a realização de  estudos de genética e adaptabilidade das árvores urbanas.

Viveiro Municipal - O local foi totalmente revitalizado em 2023, recebendo novas estruturas físicas de apoio e produção vegetal, reforma do prédio administrativo, capatazia, galpões de ferramentas e equipamentos, depósito e passeios conectando os locais. Da área de 3,5 hectares,  2,5 hectares são destinados à produção de mudas nativas naturais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul – vegetação arbórea, arbustiva e herbácea, valorizando a flora local e conservando o patrimônio natural da cidade.

Fernando Ramires (estagiário) / Supervisão: Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes