Prefeitura avança nas discussões de propostas para o 4º Distrito

16/03/2022 10:13
Giulian Serafim / PMPA
Meio Ambiente
Instituto Vila Flores lotou para discutir as propostas do +4D

Economia criativa, inovação, resgate da memória cultural, empreendedorismo e qualificação dos espaços públicos. Esses foram alguns do temas abordados nas duas reuniões do programa +4D, que aconteceram nessa terça-feira, 15. A primeira ocorreu à tarde no Clube Gondoleiros, bairro São Geraldo, com representantes do setor de Gastronomia e Entretenimento, e a segunda foi à noite no Espaço Cultural Vila Flores, bairro Floresta.

“Estes encontros são fundamentais para esclarecer para a população os objetivos do projeto, assim como escutar as demandas, principalmente de quem trabalha ou reside no Quarto Distrito”, reforma o vice-prefeito Ricardo Gomes, coordenador do projeto.

As atividades fazem parte das discussões em torno das intervenções urbanísticas, de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Durante as reuniões, os técnicos apresentam 12 propostas e passam a discutir com o público avanços e melhorias.

“A área do Quarto Distrito vai da Arena do Grêmio até o entorno da rodoviária, compreendendo cinco bairros com uma área total de 1.193 hectares. É cinco vezes maior do que o perímetro do Centro Histórico. Por isso, é tão importante ouvir diferentes setores da sociedade para compor as melhores propostas para a região”, explica a coordenadora de Planejamento Urbano, Vaneska Henrique.

Como participar - Interessados em participar da discussão podem responder ao questionário da consulta pública on-line, acessando este link.

“Responder ao questionário é uma forma bastante completa de contribuir com o projeto”, destaca o arquiteto Guilherme Castanheira, da Diretoria de Planejamento Urbano da Smamus.

Giulian Serafim / PMPA
Meio Ambiente
Atividades fazem parte das discussões em torno das intervenções urbanísticas

Todas as contribuições são compiladas e incluídas nas propostas finais a serem apresentadas em audiência pública e para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, antes do projeto ser encaminhado à Câmara de Vereadores.

Veja as 12 propostas da prefeitura:

  1. Requalificação da avenida Farrapos
  2. Melhoria na Estação Farrapos da Trensurb
  3. Espaço de Integração na Cairú
  4. Requalificação da Estação São Pedro da Trensurb
  5. Continuação da 2ª Perimetral
  6. Ações estratégicas nas seis unidades de triagem
  7. Novo projeto urbanístico e arquitetônico no entorno da rodoviária
  8. Melhorias e ampliações no sistema de drenagem
  9. Criação da via da inovação na rua Santos Dumont
  10. Centro de Vitalidade na Avenida São Pedro, com bancos, paisagismo e ciclovia
  11. Criação do Percurso da Cerveja no quadrilátero do entretenimento
  12. Implementação da Rota Cultural na rua São Carlos

 

Aline Czarnobay e Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes