Prefeitura anuncia eleições para Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental

09/11/2023 20:03
Sérgio Louruz / Smamus
Prefeitura anuncia eleições para Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental
Secretário Germano Bremm divulgou a realização do pleito para o CMDUA no último dia da Conferência do Plano Diretor

Nesta quinta-feira, 9, terceiro e último dia da Conferência de Revisão do Plano Diretor, o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, anunciou a realização de eleições para nova composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) da Capital. Os editais de convocação para as eleições dos oito representantes das Regiões de Planejamento e para nove representantes de entidades de classe e afins ao planejamento urbano, entidades empresariais, preferencialmente da área da construção civil, e entidades ambientais e instituições científicas serão publicados na próxima segunda-feira, 13, no Diário Oficial de Porto Alegre.

Os candidatos deverão fazer a inscrição até 30 de novembro e comprovar idade mínima de 18 anos e residência na respectiva Região de Gestão de Planejamento, conforme definido no edital, bem como, declarar expressamente, sob as penas da lei, que não exercem cargo em comissão na Prefeitura de Porto Alegre, cargo eletivo municipal, ou de representação em outro Conselho Municipal. As eleições acontecerão de forma presencial, em cada uma das Regiões de Gestão do Planejamento, entre 9 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, conforme calendário divulgado no edital.

Entidades - Serão eleitas nove entidades que integrarão o CMDUA, as quais, após eleitas, indicarão um conselheiro titular, um primeiro suplente e um segundo suplente. A eleição acontece no dia 8 de fevereiro de 2024, das 14h às 17h, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (rua Luiz Voelcker, 55). As inscrições devem ser feitas pelo site prefeitura.poa.br/cmdua, após a publicação do edital do Dopa. Mais informações pelo e-mail eleicoes.cmdua@portoalegre.rs.gov.br.

Estratégias - No último dia da Conferência, a população debateu as estratégias selecionadas no dia anterior para atender cada um dos cinco principais objetivos do Plano Diretor. Clique aqui para ver as estratégias por ordem de priorização.

“A conferência teve um papel muito importante para ouvirmos diretamente do cidadão como ele quer que a cidade cresça. Vamos seguir nossos estudos e análises, debatendo com a população para definir o documento final de revisão do Plano Diretor”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Quem não pode participar da conferência, pode responder a consulta pública com as mesmas questões discutidas no evento presencial. Basta selecionar cinco estratégias que mais representam sua opinião sobre o desenvolvimento da cidade. Para acessar a consulta, basta clicar no link

 

Carla Bisol

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes