Porto Alegre recebe oficialmente prêmio internacional Tree Cities of The World
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) recebeu oficialmente, nesta sexta-feira, 17, o selo Tree Cities of The World (Cidades de Árvores do Mundo), concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Fundação Arbor Day, dos Estados Unidos. A certificação foi entregue durante o último dia da edição comemorativa dos 40 anos do Encontro Nacional de Arborização Urbana (Enau), realizado no auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática da Smamus.
O selo reconhece o conjunto de ações desenvolvidas pela prefeitura para qualificar e ampliar as áreas verdes da cidade, além de implantar práticas inovadoras de plantio inteligente. Para obter o título, é necessário que o município atenda a cinco critérios internacionais: estabelecer uma autoridade responsável pela gestão arbórea, adotar leis e políticas públicas específicas, realizar inventários periódicos, garantir recursos financeiros e promover a conscientização da população sobre a importância das árvores. No Brasil, apenas 34 cidades possuem a certificação.
Segundo Verônica Riffel, coordenadora de Arborização da Smamus, o reconhecimento valida os esforços de Porto Alegre no fortalecimento das políticas ambientais. “O prêmio reforça que estamos seguindo o caminho correto na arborização urbana e consolidando uma política pública estratégica para a cidade, fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas”, destacou.
O secretário nacional de Articulação Governamental da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) e coordenador do Comitê Tree Cities of the World junto à ONU, Sérgio Chaves, também ressaltou o protagonismo da capital gaúcha. “Temos certeza de que continuaremos reconhecendo e certificando Porto Alegre, porque é um município que investe no manejo arbóreo, nas áreas verdes e, sobretudo, no cuidado com as pessoas”, afirmou.
Além da cerimônia de entrega do selo, a programação contou com palestras e painéis que revisitaram os 40 anos do Enau. Entre os temas, a criação e a evolução da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), o papel do encontro na estruturação dos Fóruns Regionais, as contribuições de Porto Alegre no fortalecimento da agenda nacional de arborização e debate sobre o Plano Nacional de Arborização Urbana.
Evento - Reunindo pesquisadores, gestores e técnicos de todo o país, o evento comemorativo de 40 anos do Encontro Nacional de Arborização Urbana (Enau) aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro e destacou a importância da arborização como política pública essencial para a construção de cidades mais resilientes, sustentáveis e acolhedoras.
Gilmar Martins
