Porto Alegre ganhará mais 5,4 mil mudas no próximo ano

26/10/2022 11:27
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Além do plantio, empresa deverá fazer a manutenção das mudas por cinco anos

O secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, assinou nesta quarta-feira, 26, contrato com a empresa F-Santos Comércios e Serviços, vencedora do edital para o plantio de 5.420 mudas em Porto Alegre em 2023. A empresa também será responsável pela manutenção das mudas durante cinco anos, seguindo diretrizes fornecidas por técnicos da prefeitura. 

“Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas do país, e estamos trabalhando para mantermos esse título. Por isso, surge a importância de estruturarmos uma contratação planejada com o monitoramento do desenvolvimento dos vegetais. As árvores captam o gás carbônico que iria para a atmosfera, auxiliando no cumprimento das nossas metas estabelecidas na Cop26, em Glasgow, de reduzir as emissões de gases até 2030 e zerar até 2050”, explica Bremm.

No primeiro ano, as plantas serão divididas entre 3.420 mudas oriundas do Viveiro Municipal e 2 mil compradas em viveiros comerciais. Metade delas, 2.640, serão plantadas em ruas, avenidas e praças da cidade onde houve maior retirada de árvores nos últimos anos, em bairros e loteamentos onde há menos arborização e em atendimento às solicitações de moradores. Espaços de preservação permanente receberão 2.780 mudas para qualificar as áreas verdes como forma de mitigar as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, além de tornar a cidade mais resistente às mudanças climáticas.

A empresa contratada também será responsável pela abertura de canteiros nas calçadas de acordo com o porte de cada árvore, adequada ao projeto de arborização urbana da cidade. Além do plantio, a empresa deverá fazer a manutenção dessas mudas por cinco anos, com irrigação, adubação, poda de condução para o crescimento horizontal, reposicionamento de tutor, entre outros serviços para garantir o desenvolvimento adequado da espécie, a serem iniciados no final do ano, período que requer maior cuidado com os vegetais.

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes