Plantio marca 45 anos da Smamus 

21/12/2021 15:57
Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Corticeira do banhado é uma árvore nativa que pode viver mais de 80 anos

O plantio de uma corticeira do banhado (Erythrina crista-galli), realizado na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), na tarde desta terça-feira, 21, celebrou os 45 anos da primeira secretaria municipal do meio ambiente do país.

“Temos trabalhado para qualificar a arborização urbana da cidade. Os desafios são gigantes, mas temos uma equipe que faz a diferença. Agradeço a todo mundo que contribuiu e contribui com esta história”, destacou o secretário Germano Bremm, acompanhado da secretária adjunta Camila Nunes.

A corticeira do banhado é uma árvore nativa, de floração exuberante e que pode viver mais de 80 anos. Assim, será um legado da atual administração para as próximas gerações de servidores da Smamus.

“Trabalhei na secretaria enquanto estava estagiando, em 1998, durante a faculdade. Lembro de muitos funcionários daquela época. Quando voltei a trabalhar na secretaria, como servidor, me senti em casa por ter esse contato antigo. Entrei com tranquilidade” conta Frederico Rutkoski, engenheiro-agrônomo da equipe de arborização urbana da Smamus, desde 2006.

Para a estudante de biologia e estagiária da Equipe de Educação Ambiental, Norma Rodrigues, ver o carinho que os funcionários mais antigos têm pela secretaria é uma experiência enriquecedora. “Eu entrei esse ano, mas pude perceber que o pessoal valoriza os anos de história, até porque é incrível saber que essa é a primeira secretaria municipal do meio ambiente do país. Conviver com o pessoal mais antigo mistura as gerações e gera uma troca interessante de conhecimentos e experiências”, destaca.

Relatos como esses foram mostrados na contagem regressiva para o aniversário da secretaria, desenvolvida ao longo do segundo semestre, em uma série chamada #smamus45anos, postada semanalmente no Instagram da secretaria. Foram 18 vídeos com relatos pessoais e 20 cards, relembrando momentos importantes e que marcaram a história da Smamus.

História - Criada em 1976, a partir de um setor da antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação, chamado Divisão de Parques, Praças e Jardins, a secretaria ganhou sua primeira sede em 1983, já no atual endereço, na rua Luiz Voelcker, 55. Em 2002, o antigo prédio de madeira deu lugar à nova construção,  de três andares.

Além das mudanças físicas, mudanças administrativas também ocorreram. Em 2019, a sigla Smam recebeu a letra “s”, de sustentabilidade, originando a Smams. Neste ano de 2021, foi acrescentada a letra  “u”, de urbanismo, tornando-a  Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

Atualmente, a Secretaria conta com cerca de 500 funcionários em mais de 100 setores, divididos em cinco diretorias: Diretoria de Áreas Verdes (DAV), Diretoria de Planejamento Urbano (DPU), Diretoria de Projetos e Políticas de Sustentabilidade (DPPS), Diretoria do Escritório de Licenciamento (DEL) e Diretoria de Licenciamento e Monitoramento Ambiental (DLMA). Há ainda os setores administrativos e os vinculados ao gabinete do secretário.

Fernando Ramires (estagiário) / Supervisão: Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes