Parque Marinha receberá novas churrasqueiras e banheiros

20/03/2025 08:09
Sérgio Louruz/SMAMUS
SMAMUS
As 20 novas churrasqueiras serão de uso público na área do parque

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) autorizou o início das obras para instalação de 20 novas churrasqueiras e um conjunto de banheiros no Parque Marinha do Brasil. As intervenções são feitas pelo Sport Club Internacional por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) e ocorrem na extremidade sul do parque, junto à rua Nestor Ludwig, próximo ao Gigantinho e ao Estádio Beira-Rio.

“O local já está consagrado como um espaço de concentração dos torcedores antes dos jogos do time e também de comemoração. A parceria com o Internacional, que está doando os equipamentos, qualifica o parque e mostra a importância de a iniciativa privada atuar lado a lado com o poder público no cuidado com a cidadeâ€, destaca o diretor de Ãreas Verdes da Smamus, Alex Souza.

Os equipamentos serão de uso público e incluem 14 espaços com churrasqueiras sem cobertura, incluindo churrasqueira com piso de concreto, mesa e bancos de concreto; e seis churrasqueiras cobertas.

“Toda a população de Porto Alegre, especialmente os colorados, está mais do que convidada a fazer o tradicional churrasco no parque. As churrasqueiras são uma doação do Inter e, por estarem em uma área pública, cabe à prefeitura conceder o espaço para que o clube possa construí-las e administrá-las. É um modelo que não onera a população e não terá custo para o municípioâ€, esclarece o secretário municipal de Parcerias, Giuseppe Riesgo.

Banheiros - A edificação de banheiros terá quatro módulos de lavatório para limpeza das mãos e utensílios; três cabines de sanitário feminino, sendo uma acessível; três cabines de sanitário masculino, sendo uma acessível; uma cabine com tanque para limpeza e uma cabine para depósito.

Cronograma - As intervenções serão realizadas em duas fases. A primeira tem previsão de entrega em 90 dias e contará com 20 churrasqueiras, além de mesas e bancos distribuídos em áreas de 12m² cada, cedidas pela prefeitura. Seis desses espaços serão cobertos. Na segunda etapa do projeto, está prevista a construção de um prédio com banheiros e um espaço para lavagem de espetos e demais utensílios.

  

 

Aline Czarnobay

Cristiano Vieira