Palestras debatem proteção contra enchentes e habitação na Semana da Superação
Dentro da programação da Semana da Superação e da Solidariedade, o último dia do ciclo de palestras, nesta quinta-feira, 8, apresentou painéis sobre sistema de proteção contra enchentes e habitação. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
“A grande enchente do ano passado nos dá a oportunidade de mudar a cidade”, destacou Carlos Eduardo Morelli Tucci, professor emérito da UFRGS e diretor de Hidrologia da Rhama Analysis, apresentando importantes ações futuras que estão sendo implementadas na Capital, como recuperação do sistema de proteção, modernização do sistema de controle de enchentes, complementação do sistema de diques, sistema de previsão em tempo real, plano de emergência e contingência e drenagem da cidade.
“Precisamos ter em mente que Porto Alegre é a única cidade do Brasil que conta com um plano de drenagem para todas as bacias da cidade. Os custos para desenvolver estes projetos estão estimados em mais de R$ 4 bilhões”, acrescentou.
O ciclo de palestras contou com a participação do chefe do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios Porto Alegre (NBSO), Caspar van Rijnbach, que falou das experiências dos Países Baixos que podem ser aplicadas em Porto Alegre; da jornalista Bruna Suptitz, especialista em cidades, colunista da BandNews e do Jornal do Comércio; do engenheiro civil do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Rodrigo Montemezzo; e vídeo de Patricia Osseweijer, professora da universidade de Delft Holanda.
“A partir da adversidade de tudo o que vivemos, estamos desenvolvendo políticas públicas de maior resiliência. Este é um momento para contribuições ricas sobre as questões climáticas”, disse Germano Bremm, secretário da Smamus.
Placa – Durante a manhã de palestras, o prefeito Sebastião Melo recebeu dos representantes dos Países Baixos uma placa em memória das inundações e reconhecimento à parceria, com desejos expressos de que a tragédia não volte a se repetir.
Semana - A Semana da Superação e da Solidariedade se estende até 10 de maio, com ações de memória, homenagens, debates sobre prevenção e prestação de contas referentes à reconstrução da cidade.
Leia mais:
Melo destaca ações de prevenção e reconstrução na Conferência RS Mais Forte
Debates sobre proteção contra eventos climáticos extremos marcam um ano da enchente
Estudo inédito aponta impacto de enchente nas árvores de Porto Alegre
Gabinete da Inovação media debate sobre retomada de Porto Alegre após a enchente
Estudo inédito aponta impacto de enchente nas árvores de Porto Alegre
Conferência RS Mais Forte discute ações de reconstrução e prevenção a desastres no Instituto Caldeira
Prefeito vistoria obras de reforço nos diques da Zona Norte
Concerto da Solidariedade será nesta quinta na Usina do Gasômetro
Navio da Marinha estará aberto à visitação durante a Semana da Superação e da Solidariedade
Comcet abordará resiliência e retomada da cidade no Caldeira em maio
Dmae testa comportas do sistema de proteção contra cheias
Prefeitura promove ciclo de palestras para discutir enfrentamento às enchentes
Sancionada lei que institui o Dia da Superação e da Solidariedade
Prefeito abre Semana da Superação com balanço do programa Porto Alegre Forte
Prefeitura apresenta balanço do Porto Alegre Forte e sanciona lei do Dia da Superação e da Solidariedade
Semana da Superação e da Solidariedade começa nesta sexta
Bianca Dilly