Orla de Ipanema já está 50% concluída
A obra de revitalização da Orla de Ipanema, localizada na Zona Sul, já está com metade dos trabalhos concluídos. Viabilizada por meio do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, a intervenção prevê mais resiliência ao longo dos 2 quilômetros de calçadão, incluindo um banco contemplativo, que servirá como um quebra-ondas em momentos de cheia. Realizada em etapas, a obra mantém o prazo de conclusão para o segundo semestre deste ano.
Atingido pela enchente de maio de 2024, o espaço necessitava de uma reforma completa após ter grande parte do seu calçamento destruído pelas águas. O projeto conta com um reforço na estrutura física, enrocamento (colocação de pedras) para dar mais sustentação ao calçadão, restauração da mata ciliar para evitar o impacto das ondas e uma estrutura de 45 centímetros para auxiliar na quebra delas em momentos de cheia e que também servirá como um banco contemplativo para o lago. A obra de revitalização não faz parte do sistema de proteção contra as cheias.
A revitalização completa tem investimento de R$ 10 milhões, valor oriundo do Termo de Conversão em Área Pública (TCAP), firmado com a empresa Multiplan (pelo loteamento localizado na avenida Diário de Notícias).
Lissandra Mendonça