Oficina do Plano Diretor debate soluções para economia 

30/05/2023 09:23
Fernando Ramires / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Cerca de 80 participantes, presenciais e on-line, apresentaram sugestões

Como o Plano Diretor pode estimular diferentes economias, tornando nossa cidade competitiva? Este foi o questionamento levado a debate na sexta oficina temática que  ocorreu na noite de segunda-feira, 29.  

“A estrutura pública, na esfera do planejamento urbano, também tem que pensar em desenvolvimento econômico, em elaborar estratégias que tragam riqueza para cidade”,  destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Sob o tema O impacto econômico das normas de zoneamento urbano, os cerca de 80 participantes, presenciais e on-line, apresentaram sugestões. Em votação, a maioria  optou pela proposição de aumentar a densidade dos principais bairros, para proporcionar tanto uma maior miscigenação de atividades, quanto um aumento na oferta de moradias com preços mais acessíveis, melhorando a qualidade de vida de quem decide morar e desenvolver negócios em Porto Alegre. Estimular, ainda, outras vocações da cidade, tais como a vocação náutica e a capacidade de receber feiras e eventos de grande porte, incentivando nosso potencial turístico."

O doutor em Economia pela Universidade da Califórnia, Fernando Ferreira, trouxe à discussão os critérios para permitir maior densificação, baseando-se em estudo feito na cidade de São Paulo. “Adensar próximo a corredores de transporte se mostrou uma solução eficaz. Há também ganhos sociais com esta medida. O componente mais importante do custo de vida é a moradia.”

As oficinas temáticas do Plano Diretor se encerram nesta quarta-feira, 31, com o tema Gestão da Cidade e palestra da arquiteta e urbanista Águeda Muniz. A inscrição é gratuita e pode ser feita clicando neste link.

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes