Oficina de Observação de Aves movimenta a orla do Guaíba

04/06/2022 19:19
Divulgação/ SMAMUS / PMPA
EXECUTIVO
Oficina consiste em contemplar, observar e registrar as aves avistadas durante o percurso

Uma atividade diferente marcou este sábado, 4. Dentro da programação da 38ª Semana do Meio Ambiente, um grupo de 20 pessoas passou a manhã na área do Anfiteatro Pôr do Sol, participando da Oficina de Observação de Aves, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

Membro do Clube de Observação de Aves de Porto Alegre (Coa Poa), Augusto Pötter foi um dos guias da oficina. “A orla do Guaíba é um local fantástico em relação à avifauna. Muitas aves com ocorrência aqui não são observadas em outras partes da cidade, pois elas são atraídas pelas plantas, insetos e até peixes que só existem aqui, como por exemplo a ave chamada popularmente de joão-pobre.”

A oficina consiste em contemplar, observar e  registrar as aves avistadas durante o percurso. Geane Peres, do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, conduziu a dinâmica junto com Pötter. “Tem sido muito gratificantes realizar este tipo de atividade com a comunidade. A parceria com o Pötter também foi muito boa. Aproveito para convidar a todos a participarem de uma atividade como esta.”

"Não temos a dimensão do quão diversa é nossa fauna, não costumamos observar. Neste sentido, a oficina foi muito interessante”, destacou a participante Daiana Hermann.

Em função da  previsão de chuva, a oficina que estava prevista para amanhã, na Redenção, foi cancelada.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até segunda-feira, 6, quando o secretário Germano Bremm e a assessora jurídica Angela Molin falam sobre mudanças climáticas. O evento será transmitido no canal da Smamus no Youtube.

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes