Novos conselheiros do Plano Diretor tomam posse 

02/04/2024 21:25

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo

 

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), para o biênio 2024/2025, tomaram posse nesta terça-feira, 2, em cerimônia na Câmara Municipal. 

“Os conselheiros têm papel importante no enfrentamento de questões urbanas fundamentais, como habitação, enfrentamento às crises climáticas, sustentabilidade, entre outros. Desejo sucesso à nova composição do conselho na construção das melhores decisões para termos uma Porto Alegre cada vez melhor" - Prefeito Sebastião Melo.

Na próxima terça-feira, 9,  ocorre  a primeira reunião do colegiado, de forma híbrida, presencial ou virtual. A partir das 18h, a transmissão será pelo canal da Secretaria Municipal  do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) no youtube ou na sede da Smamus (Luiz Voelcker, 55).

Também chamado de Conselho do Plano Diretor, o órgão tem o objetivo de formular políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. É um conselho consultivo que serve para contribuir com gestores públicos e técnicos, ajudando a aprimorar o planejamento urbano, especialmente a revisão do Plano Diretor, que está em andamento. 

“O conselho é o elo da sociedade com a gestão, orientando o planejamento urbano. O plano diretor tem que resolver os desafios da cidade e construir uma cidade  equilibrada, sustentável e inclusiva”, ressaltou o secretário da Smamus, Germano Bremm.

Formado por 28 conselheiros, o colegiado continua tendo como presidente para o biênio 2024-2025 o secretário Germano Bremm. Os integrantes estão divididos em três grupos. Nove deles representam entidades não governamentais. Outros nove, a sociedade civil, sendo oito eleitos pelo voto direto nas Regiões de Planejamento da cidade, mais um representante do Orçamento Participativo. Somam-se a eles sete indicados de secretarias municipais, um do governo estadual e um do governo federal. 

Participaram da cerimônia de posse o vereador Idenir Cecchin, representando a Câmara de Porto Alegre, e o deputado Miguel Rosseto, representando Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de representantes de entidades ligadas à temática do urbanismo, líderes comunitários, delegados do Orçamento Participativo e vereadores. Em nome dos eleitos pelas entidades falou o conselheiro Ricardo Vellinho Ruschel, da Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura AREA/ASBEA) e em nome das regiões de planejamento falou o conselheiro eleito pela região 6, Luiz Antônio Marques Gomes.

Processo eleitoral  - As eleições para a definição dos representantes das oito regiões de planejamento foram realizadas entre janeiro e fevereiro e tiveram recorde de participação. Foram 9.010 votantes. Conheça os 28 integrantes:

Presidente

● Germano Bremm (Smamus)

Sociedade civil

● Felisberto Seabra (região 1)

● Vanessa Gomes (região 2)

● Jackson de Castro (região 3)

● Paulo Gadea (região 4)

● Wagner Pereira dos Santos (região 5)

● Luiz Antônio Marques Gomes (região 6)

● Lirian Nachtigal (região 7)

● André Luiz da Silva Seixas (região 8)

● Emerson Gonçalves dos Santos (OP)

Governo

● Denisse Pacheco Till Campos (Demhab)

● Flávio Caldasso Barboza (EPTC)

● Sônia Maria dos Santos Castro (GP)

● Ivan Jose da Silva (Metroplan)

● Patrícia Tschoepke (Smamus)

● Fernanda Brito da Silveira (Smdet)

● Glauber Douglas do Nascimento Mello (Smoi)

● Rafael da Silveira Velho (Smgov)

● Rafael Lorscheitter (UFRGS)

Entidades

● Jussara Kalil Pires (ABES/RS)

● Ricardo Vellinho Ruschel (AREA/ASBEA)

● Paulo Bins Ely (Creci)

● Diogo Ferreira Schiaffino (Sergs)

● Jorge Larre Lopes (Sticc)

● Ana Cláudia Narvaez Bestetti (CDL Porto Alegre)

● Fernando Campos Costa (Amigos da Terra)

● Antonio Carlos Zago (Sinduscon)

● Daniela Beling Pinheiro (OAB-RS)

 

Aline Czarnobay

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes