Mão-pelada grávida é resgatada após 45 dias de procura 

25/10/2021 16:01
Jamila Pereira/SMAMUS PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Fêmea estava se refugiando em bueiros, após ser levada pela rede pluvial devido às fortes chuvas

Uma fêmea de mão-pelada (Procyon cancrivorus), mamífero parecido com o guaxinim, foi resgatada pela Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) no bairro Santana, após uma busca de 45 dias.

Trata-se de um mamífero nativo das matas do estado, que estava se refugiando em bueiros, após ser levado pela rede pluvial, desde a cabeceira do Arroio Dilúvio, devido às fortes chuvas. A fêmea está grávida e durante este período comeu frutas deixadas em alimentadouros de pássaros. Por ser uma espécie de hábitos noturnos, demorou para ser identificada pela população.

O resgate mobilizou uma rede de contatos junto aos moradores da área. A partir de imagens de câmeras de segurança de um prédio, a mamãe foi localizada, habitando a rede de drenagem pluvial, pois esta é uma espécie fossorial, ou seja, vive em tocas.

Com a colaboração do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), foram realizadas duas tentativas de resgate, sem sucesso. Após monitorar os hábitos do animal, uma armadilha apropriada foi instalada no local onde ele estava sendo avistado com maior frequência. “A armadilha tomahawk possibilitou o resgate sem que o animal sofresse nenhum ferimento”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, chefe da Equipe de Fauna Silvestre e doutora em diversidade e manejo de vida silvestre. Esse tipo de equipamento facilita a entrada do animal na gaiola, atraído por alimento colocado no fundo e, quando consumido, destrava a porta e prende o animal em seu interior.

A fêmea foi conduzida ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), onde foi confirmada sua gravidez. Após realizar exames e verificar-se que estava em bom estado de saúde, a mão-pelada foi devolvida à natureza.
 

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes