Integrantes de conselho visitam obras do Viveiro Municipal

21/07/2022 17:23

O Viveiro Municipal, localizado no Parque Natural Municipal Saint’Hilaire, recebeu na tarde desta quinta-feira, 21, a visita dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam). O local passa por obras de revitalização, que já ultrapassam 90% de execução. Iniciadas no final do ano passado, as intervenções abrangem a área de 3,5 hectares.

Os conselheiros visitaram as novas estruturas físicas de apoio e produção vegetal, passando pelo prédio administrativo, capatazia, galpões de ferramentas e equipamentos, depósito e passeios conectando os locais. “É gratificante ver o empenho da equipe técnica da secretaria para entregar o melhor resultado. São 2,5 hectares de área para produção de mudas que irão ser plantadas nas praças, parques e áreas de preservação, com foco na produção de espécies nativas do Estado e de Porto Alegre", afirma o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Maurício Loss.

A reforma foi viabilizada por meio de um Termo de Alienação de Solo Criado por contrapartida (Tascc), em que a empresa, ao invés de pagar pelo excedente de potencial construtivo, realiza obras em benefício à sociedade. A construtora Melnick está responsável pela obra, no valor de R$ 2,7 milhões, em contrapartida por um empreendimento localizado na avenida Nilo Peçanha.
 
O conselheiro Paulo Brack, representante pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, elogiou a revitalização do espaço, destacando o empenho dos técnicos. “O desenvolvimento do trabalho com espécies raras e ameaçadas, como sobragí, aguaí e camboim, marca uma retomada muito importante", diz ele.

Após a finalização da reforma do espaço, prevista para setembro, a prefeitura contratará serviços especializados e continuados para a arborização: produção de mudas, plantio em vias, praças, parques e áreas de preservação permanente e manutenção pós-plantio das árvores por um período médio de cinco anos.

 

Aline Czarnobay

Cristiano Vieira