Integrantes de conselho visitam obras do Viveiro Municipal

21/07/2022 17:23

O Viveiro Municipal, localizado no Parque Natural Municipal Saint‚ÄôHilaire, recebeu na tarde desta quinta-feira, 21,¬†a visita dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam). O local passa por¬†obras de revitaliza√ß√£o, que j√° ultrapassam¬†90% de execu√ß√£o. Iniciadas no final do ano passado, as interven√ß√Ķes abrangem a √°rea de 3,5 hectares.

Os conselheiros visitaram as novas estruturas f√≠sicas de apoio e produ√ß√£o vegetal, passando pelo¬†pr√©dio administrativo, capatazia, galp√Ķes de ferramentas e equipamentos, dep√≥sito e passeios conectando os locais.¬†‚Äú√Č gratificante ver o empenho da equipe t√©cnica da secretaria para entregar o melhor resultado. S√£o 2,5 hectares de √°rea para produ√ß√£o de mudas que ir√£o ser plantadas nas pra√ßas, parques e √°reas de preserva√ß√£o, com foco na produ√ß√£o de esp√©cies nativas do Estado e de Porto Alegre", afirma o¬†secret√°rio-adjunto de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Maur√≠cio Loss.

A reforma foi viabilizada por meio de um Termo de Aliena√ß√£o de Solo Criado por contrapartida (Tascc), em que a empresa, ao inv√©s de pagar pelo excedente de potencial construtivo, realiza obras em benef√≠cio √† sociedade. A construtora Melnick est√° respons√°vel pela obra, no valor de R$ 2,7 milh√Ķes, em contrapartida por um empreendimento localizado na avenida Nilo Pe√ßanha.

O conselheiro Paulo Brack, representante pelo Instituto Ga√ļcho de Estudos Ambientais, elogiou a revitaliza√ß√£o do espa√ßo, destacando o empenho dos t√©cnicos. ‚ÄúO desenvolvimento do trabalho com esp√©cies raras e amea√ßadas, como sobrag√≠, agua√≠ e camboim, marca uma retomada muito importante", diz ele.

Após a finalização da reforma do espaço, prevista para setembro, a prefeitura contratará serviços especializados e continuados para a arborização: produção de mudas, plantio em vias, praças, parques e áreas de preservação permanente e manutenção pós-plantio das árvores por um período médio de cinco anos.

Aline Czarnobay

Cristiano Vieira